The World Battle traz ao Porto uma das etapas de qualificação de breaking para os Jogos Olímpicos

Notícias

10-08-2023

# tags: Alfândega do Porto , Eventos , Porto

A The World Battle 2023, Festival Internacional de Desporto e Cultura Urbana, vai decorrer no Porto e é uma etapa da qualificação olímpica de breaking.

A Alfândega do Porto vai receber, de 28 de agosto a 3 de setembro, o The World Battle – Festival de Desporto e Cultura Urbana. No centro estará a competição de breaking, mas o evento é muito mais do que isso, contando com workshops, exposições, demonstrações de rua, festas e espetáculos. A organização promete colorir e dar ritmo ao Porto durante o período.

Esta edição fica marcada pela realização, pela primeira vez em Portugal, da competição internacional WDSF World Series nos dias 30 e 31 de agosto e que irá permitir aos atletas somar o maior número de pontos para o ranking de acesso aos Jogos Olímpicos Paris 2024. Portugal foi um dos cinco selecionados, entre 11 países candidatos, para acolher a World Series – Breaking for Gold, sendo esperados cerca de 300 atletas, de mais de 60 países.

O The World Battle fica ainda marcado pelo 50º aniversário da cultura Hip-Hop e o 20º aniversário dos Momentum Crew, o grupo português que faz parte da história do breaking nacional e que é parte organizadora deste evento mundial.

Lembre-se que o evento nasceu há 17 anos, enquanto Eurobattle, tendo há cinco anos feito um rebranding para The World Battle, no sentido de chegar a todos os continentes.

Uma modalidade em crescimento

Ao ser incluído na lista de modalidades olímpicas, é prevísivel que o breaking cresça no nosso país e um pouco por todo o mundo. Neste momento a modalidade conta com cerca de 1,2 milhões de praticantes, mas as condições ainda são amadoras.

Max Oliveira, membro fundador dos Momentum Crew, fundador e diretor da MXM Art Center e organizador deste evento afirma que: A "The World Battle" é mais do que evento de dança, é um festival que contempla, também, exposições, workshops de graffiti e dança, vibrações urbanas, mercados temáticos, divulgação cultural, novidades artísticas e tendências. Além do foco competitivo e promoção cultural, é de salientar o ambiente festivo vivido nos diversos momentos do evento e a sinfonia perfeita que anualmente se vive da junção da arte urbana com a cidade do Porto".

Veja aqui a entrevista de Max Oliveira à Event Point


Recorde aqui a edição anterior