Antecipamos ter em 2022 uma feira com o mesmo tamanho de 2019
20-01-2022
# tags: Eventos , IBTM World , Meetings Industry
David Thompson, diretor da IBTM World, acredita que a feira vai recuperar já este ano os níveis pré-pandémicos.
Entusiasmado e feliz pela edição de 2021 ter acontecido, David Thompson, diretor da IBTM World, partilhou com a Event Point alguns dos desafios de montar uma feira poucos dias depois de se conhecer a existência da variante Omicron.
“Disse à minha equipa que já era um sucesso esta feira de pé, com pessoas cá dentro; isso mostra que somos resilientes nesta indústria e que esta retoma vai acontecer, quer o vírus goste ou não”, refere. “Esta feira é mais pequena, mas estou mais orgulhoso disto do que qualquer coisa que tenha feito”, admite David Thompson. Um dos grandes desafios decorreu do facto de a indústria ter encolhido. “Houve muitas pessoas que deixaram a indústria, outras foram para layoff e depois voltaram com a recuperação de algum negócio”, e isso foi visível em termos dos buyers. Isso obrigou a organização a gastar “mais tempo e dinheiro” a criar uma base de dados mais robusta e entregar um bom grupo de hosted buyers. Há um sentimento de reconexão, refere Thompson, mas também de necessidade de voltar a criar relações porque há muitas pessoas novas na indústria. E com isso há novas oportunidades, também, lembra.
Com toda a instabilidade que se vivia no final do ano passado, a equipa da IBTM contou com o apoio total do destino, do venue e do DMC. “Adoro o destino, são muito profissionais, liderados por um profissional fantástico e é óptimo ter uma pessoa assim ao teu lado, durante estes tempos. O venue também é excepcional, provavelmente no top 3 de espaços de feira do mundo. Temos também um novo parceiro, um DMC, e este ano juntamo-nos à Ovation. Os três foram incríveis”.
O programa educacional da feira foi criado a partir dos interesses da audiência. “Curamos o conteúdo primeiramente em volta do buyer, e eles querem saber de tendências, tecnologia, digitalização, bem-estar, sustentabilidade”, conta-nos David Thompson.
Em 2021, a IBTM contou com uma versão online, realizada dias após o evento físico. Algo que até pode ficar para o futuro. “A experiência híbrida tornou-se muito importante nesta recuperação e neste ambiente comercial, em que as reuniões são muito importantes. Temos a segurança de que as pessoas não perdem as reuniões que podiam ter, porque podemos transferi-las para o online”. David Thompson está otimista para 2022, “não há completa claridade em relação ao futuro, mas o encorajamento que sai desta feira é excitante”. E por isso, antecipa para 2022 uma feira com o mesmo tamanho pré-pandemia.
© Cláudia Coutinho de Sousa Redação
Editora