BTL: Os números da feira nacional do turismo
23-05-2022
# tags: BTL , Feiras , Turismo
A BTL revela dados da edição de 2022 da feira e afirma-se como uma montra de negócios do turismo.
A principal feira de turismo nacional, a BTL, realizou um inquérito junto dos expositores e buyers que revelou que 58% dos expositores concretizaram um negócio ou têm expectativa de fechar nos próximos seis meses, fruto da participação no certame. Segundo a organização, a introdução de novas dinâmicas na feira e a reformulação do programa de hosted buyers terão contribuído para esse bom resultado.
Em 2022, BTL contou com a participação de cerca de 60 destinos internacionais, um crescimento de 25% na área ocupada, mas 74% dos visitantes esteve na feira à procura de opções de viagens e escapadinhas em Portugal.
Dos expositores presentes, 59% enaltece a importância da BTL na promoção da notoriedade da marca e 60% assume que a feira é fundamental para identificar potenciais clientes. Para 95% dos expositores, a BTL é o mais importante evento do setor realizado em Portugal e 90% consideram esta edição um acelerador da recuperação desta indústria.
Outros dados do inquérito mostram que 93% dos expositores e 100% dos buyers pretendem marcar presença na próxima da Bolsa de Turismo de Lisboa que se irá realizar de 1 a 5 de março de 2023. Em relação aos buyers, 63% dos presentes colocou este programa no top dos melhores em que participaram a nível internacional, tendo considerado mesmo que esta foi uma das melhores participações de sempre. Desafiados a classificar a qualidade das reuniões realizadas, os hosted buyers atribuíram 4,67 pontos (em 5 possíveis). Os expositores classificaram as reuniões com 4,29 (em 5 possíveis).
O programa de hosted buyers 2022 desenvolvido pela BTL em parceria com o Turismo de Portugal e com a TAP, permitiu marcar reuniões entre 94 buyers (de 19 mercados internacionais) e 256 expositores. Ao todo realizaram-se cerca de 1404 reuniões durante as quais 84% dos buyers e 81% dos expositores identificaram oportunidades de negócio. Entre os produtos mais procurados pelos buyers, o produto cultural e religioso foi o mais requisitado, seguindo-se enoturismo e city-breaks.
O facto de 93% dos expositores e 100% dos hosted buyers pretenderem marcar presença na próxima da Bolsa de Turismo de Lisboa é, para Dália Palma, Gestora de Feira, “um forte motivo de orgulho”. “Cada vez mais a BTL aposta no valor que consegue entregar aos expositores e na experiência que consegue proporcionar a todos os que a visitam”. “Esta é a prova que estamos no caminho certo. Um caminho que partilhamos com os parceiros estratégicos de sempre: Turismo de Portugal, TAP, Regiões de Turismo bem como com as tão importantes associações representativas do setor, entre outros”, afirmou.