CCB “mais preparado do que nunca” para eventos que juntam mundo virtual e mundo real

Notícias

25-05-2022

# tags: Lisboa , Centro Cultural de Belém , Venues , Eventos , Eventos híbridos

O Centro Cultural de Belém (CCB) criou novas soluções para eventos e reuniões durante a pandemia e apresenta-se agora “mais preparado do que nunca” para todo o tipo de eventos, afirmou Madalena Reis, diretora de Marketing e Desenvolvimento.

“Queremos juntar o melhor dos dois mundos. O mundo virtual com o mundo real. É isso que os nossos clientes nos têm pedido. Nós já o vínhamos fazendo há algum tempo e agora mais do que nunca estamos preparados”, afirmou Madalena Reis numa apresentação à imprensa.

O CCB aproveitou as paragens forçadas pela pandemia de covid-19 para acelerar o processo de transformação digital iniciado em 2019, com apoio dos fundos do Compete 2020, tendo ficado “ainda mais preparado para todos os tipos de eventos: híbridos, 100% digitais e com streaming”.

O Centro de Congressos e Reuniões do CCB “é um pilar para a nossa sustentabilidade financeira”, salientou a executiva. “Tudo o que acontece, todas as receitas do Centro de Reuniões são fundamentais para que possamos apresentar a nossa programação cultural”.

Além das novas soluções para eventos, o Centro de Reuniões terá a partir de 7 de junho um novo espaço gastronómico, o Único, que resulta de uma parceria entre o CCB, o restaurante Este Oeste (do Grupo sushicafé) e o Semear, um programa de formação socioprofissional para pessoas com dificuldade intelectual e de desenvolvimento.

O Único, com assinatura do chef Diogo Coimbra, apresentará propostas focadas nos legumes e vegetais da produção hortícola biológica do Semear, terá queijos da I’m Cheese, única a fazer queijo azul em Portugal, e pão biológico de fermentação lenta, com várias fornadas por dia.

Inaugurado em 1992, o Centro de Congressos e Reuniões do CCB foi concebido para acolher a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e, em 2021, voltou a ser o local seleccionado. Para Madalena Reis, a escolha deve-se “à qualidade dos espaços, que nunca parámos de remodelar, equipar e atualizar” e à “qualidade das equipas tecnicamente preparadas”.

Em plena pandemia, acolher a Presidência “foi um grande desafio”, admitiu a executiva. “Foi muito mais digital que física. Houve necessidade de encontrar soluções para que decorresse da melhor forma. Isto atesta bem como o CCB, desde a sua origem até hoje, continua a atualizar-se e a tentar apresentar soluções de vanguarda”.

A estas inovações acresce que as salas e os foyers “cruzam-se com todo o exterior, com a possibilidade de utilização dos terraços, das praças, dos jardins e dessa grande cidade aberta que é o CCB”, acrescentou Madalena Reis.

“Muita vontade de voltar ao presencial”

Após a Presidência, o Centro recebeu vários eventos, incluindo um de grande dimensão “da Porsche alemã, no final de Setembro”, afirmou à Event Point a coordenadora do Departamento de Gestão de Eventos, Rita Correia. “A transformação foi muito grande e foi um sucesso”.

Nos meses de Outubro e Novembro “também houve muita procura, as pessoas estavam vacinadas e havia muita vontade de voltar ao presencial”.

Em Dezembro, “os casos [de covid-19] voltaram a subir” e a actividade estagnou. “Janeiro e Fevereiro foram meses difíceis e a partir de Março começámos a trabalhar, sempre a aumentar”.

A expectativa para Maio é “fechar em alta”, frisou Rita Correia. Para os meses seguintes existe “alguma preocupação e vontade de adiar uma decisão final devido à incerteza da conjuntura internacional e à subida dos casos de covid-19”.