Cascais aproveita IMEX para lançar plataforma Awe&Some a nível mundial
20-05-2024
# tags: IMEX , Meetings Industry , Cascais
Aposta 100% digital do Turismo de Cascais visa facilitar as reservas e atrair eventos de média e grande dimensão, no segmento da meetings industry.
Uma espécie de caixa, apenas com uma entrada e uma saída, escondia uma sala de espelhos. Lá dentro, o visitante, munido de uns auriculares, era mergulhado num vídeo sensorial 3D, com sons e imagens que o transportavam à “mística específica de Cascais”. Foi com esta ativação de marca imersiva, desenvolvida pela Voqin’, que o Turismo de Cascais apresentou internacionalmente a plataforma Awe&Some a quem passou pela IMEX Frankfurt, na Alemanha, de 14 a 16 de maio.
A plataforma digital criada pelo Turismo de Cascais tem como objetivo reunir a oferta da região como um todo, dividida por hubs – Adrenaline & Surprise, Coastline & All In, Education & Growth, Foodie & Luxury e Live & Eat Like a Local - e permitir que os clientes internacionais mais facilmente encontrem e reservem serviços, hotéis, venues, restaurantes e experiências em Cascais.
“Estamos a inovar a nível mundial. Criámos uma marca, a Awe&Some Extraordinary Event Hubs, uma plataforma agregadora de todos os stakeholders que gravitam à volta do turismo, em que deixamos de trabalhar na realidade com um venue só”, afirmou à Event Point o presidente do Visit Cascais, Bernardo Corrêa de Barros, durante a IMEX.
Segundo o responsável pelo Turismo de Cascais, a ideia principal da plataforma é “mostrar que Cascais tem essa capacidade de agregar à volta múltiplos espaços”. A partir daí, torna-se mais clara a capacidade do destino para atrair eventos maiores, ainda que para isso tenha que mobilizar diversos espaços, equipamentos e serviços. “Trabalhámos com a indústria toda para chegar à conclusão dos cinco perfis”, explicou ainda Corrêa de Barros.
Os clientes da meetings industry que pretendam organizar um evento em Cascais “dizem qual é o objetivo do seu congresso, as suas preocupações” e a plataforma indica “um hub previamente estabelecido”.
Os utilizadores podem ainda “criar o seu próprio perfil e escolher os seus próprios venues”, de acordo com as suas necessidades, através de um RFP (Request for Proposal), selecionando os parceiros enquanto visualiza no mapa a distância entre cada um deles.
“Uma nova forma de pensar eventos”
Bernardo Corrêa de Barros considera que a plataforma Awe&Some é “o contributo” do Visit Cascais “para o futuro dos eventos”. “É uma variedade de soluções que vai criar uma nova forma de trabalhar eventos, uma nova forma de pensar eventos e uma nova forma de gerar negócio para os nossos parceiros”, sublinhou.
Na plataforma é possível encontrar “os espaços, as unidades de catering, DMCs, PCOs, empresas marítimo-turísticas” e os demais parceiros do Visit Cascais.
Nesta fase de lançamento, a plataforma não faz vendas. “Geramos leads. O Turismo de Cascais não se quer substituir aos seus parceiros, não queremos tirar o negócio aos PCOs, não queremos tirar o negócio aos DMCs, nós queremos gerar leads. Queremos mais e melhor receita para todos os parceiros. Esse é o nosso trabalho”, afirmou o presidente do Visit Cascais.
“Trabalhamos para os nossos associados e não há melhor forma do que lhes entregar diretamente potencial negócio”, acrescentou Bernardo Corrêa de Barros, considerando contudo que, numa fase posterior, “os Convention Bureaux, de um modo geral, os diversos turismos, terão de caminhar para isso”, para a concretização da venda dos serviços.
“[A plataforma] poderá gerar receita, no futuro. Não está pensado para já, mas acho que é um caminho que tem que ser equacionado pela indústria como um todo, em que todos possamos ganhar mais dinheiro”, rematou o presidente do Visit Cascais.
A plataforma Awe&Some está disponível em awesome.visitcascais.com.