Cinco tendências para criar experiências de marca com impacto em 2025

15-01-2025

# tags: Marcas , Ativação de Marca , Eventos , Dicas , Tecnologia , Experiências

A Multilem partilha cinco tendências que vão redefinir a forma como as marcas se ligam às pessoas.

Para a Multilem, empresa portuguesa que cria experiências de marca, se 2025 fosse um evento, “seria aquele onde ninguém quer faltar: cheio de inovação, criatividade e tendências que estão a mudar as regras do jogo no setor de eventos e ativações de marca”.

De acordo com a agência, “entre hologramas, experiências imersivas e preocupações com o planeta, o público espera mais do que um simples ‘espectáculo’ – quer uma verdadeira conexão”.

Com este cenário em mente, a Multilem partilha as cinco tendências para criar experiências de marca com impacto ao longo deste ano:

Tecnologia e inteligência artificial. Segundo a Multilem, “da realidade aumentada a conteúdos hiper-realistas, a inteligência artificial já está a roubar o protagonismo, transformando eventos em verdadeiros espetáculos inesquecíveis”.

Contudo, questiona a agência, “será que o que vemos ainda é real ou apenas uma versão digital bem trabalhada?”. Para a Multilem, “a chave para o sucesso está na fusão perfeita entre o físico e o digital. A tecnologia bem utilizada não só surpreende como cria memórias que ficam”.

Personalização. Por considerar que “quanto mais adaptadas às preferências e ao estilo de cada pessoa, mais memoráveis (e autênticas!) se tornam as experiências”, a Multilem destaca a personalização como uma tendência a seguir no setor em 2025.

“Com ferramentas avançadas, é possível desenhar agendas personalizadas, surpreender com ofertas feitas à medida e até integrar experiências de bem-estar exclusivas. Este toque especial cria uma ligação emocional forte e eleva o valor do evento, deixando memórias positivas que perduram”, sublinha.

Sustentabilidade. Também a sustentabilidade surge na lista da Multilem não só como uma tendência, mas como “uma exigência”. Desde “a substituição do plástico por alternativas ecológicas até ao catering local e práticas de desperdício zero, o compromisso ambiental está a ganhar destaque e a transformar o panorama dos eventos”.

Na opinião da agência portuguesa, a sustentabilidade é “uma mentalidade” e “a economia circular surge como peça-chave nesta transformação, garantindo que os eventos deixam mais do que boas memórias: deixam um impacto positivo no planeta”.

Conteúdo. Num setor em que os participantes “procuram cada vez mais experiências com significado”, a Multilem elege também a criação de conteúdo interativo como uma aposta para 2025. “O público já não quer apenas assistir – quer participar, cocriar e fazer parte ativa da experiência. Este desejo por interatividade e colaboração está a redefinir o panorama dos eventos, onde os convidados deixam de ser espectadores e passam a ser protagonistas”, afirma.

“Ao dar espaço para que os participantes criem conteúdos e contribuam para a experiência, as marcas criam momentos únicos, cheios de significado e interação”, acrescenta a agência.

Experiências pop-up. Aliar experiências e ativações de marcas, “com designs imersivos, experiências interativas e um toque de exclusividade”, a eventos é outra das dicas da Multilem.

“E se, de repente, a nossa marca favorita surgisse no lugar mais inesperado?”, volta a questionar a agência. “É assim que as experiências pop-up captam o público: criando momentos únicos e impossíveis de ignorar. Mais do que vender produtos, são sobre contar histórias, criar emoção e fazer com que as pessoas sintam que estão no lugar certo, à hora certa”, remata.