IT&CM Asia: aproximação à comunidade e à cultura local

Reportagem

15-10-2024

# tags: Banguecoque , MICE , Eventos , IT&CM Asia , Feiras , Meetings Industry , Destinos

Centenas de destinos e marcas mostraram as mais recentes novidades na IT&CM Asia 2024, que se realizou no final de setembro, em Banguecoque.

O evento dedicado à indústria MICE, que decorre em paralelo com a CTW Asia-Pacific (dedicada às viagens corporativas), promoveu, como habitualmente, sessões de conhecimento, networking e oportunidades de negócios, proporcionadas também pelo desfile de diferentes destinos e marcas na área expositiva.

Nos últimos tempos, muito se tem falado na aproximação às comunidades locais, no sentido de um turismo de negócios e de lazer mais sustentável e da construção de uma relação afetiva e saudável com as comunidades, contribuindo para o seu bem-estar e respeitando as suas tradições. E ao longo dos dias de exposição foram vários os apontamentos culturais e momentos de música tradicional, que não só animavam os corredores, como atraíam os mais curiosos.

Para fazer passar mensagens de sustentabilidade e de ligação à tradição, vários pavilhões realizaram workshops, convidando buyers e visitantes a ‘meterem a mão na massa’, quer para fazer uma pulseira com bolas de plástico retirado do mar (e agora reutilizado), quer para criar o seu próprio inalador de ervas, com vários cheiros à escolha.

Esta foi a aposta do pavilhão da Tailândia. O mesmo destino que, pela mão do Thailand Convention and Exhibition Bureau (TCEB), já tinha convidado os delegados para duas experiências pré-evento relacionadas com artesanato e aromas locais: um workshop de olaria e uma oficina de criação de fragrâncias.

O stand de Pattaya também promoveu um workshop para a criação de porta-chaves em macramé, tal como o Visit Bangkok que deu a conhecer as artes do origami e da cestaria. Rodas da sorte, jogos interativos, demonstrações e provas gastronómicas foram outras das atividades promovidas por diversos destinos, de Hong Kong a Taiwan.

Destinos mostram as mais recentes novidades


Não é só através das atividades nos stands e das reuniões previamente agendadas que os destinos se dão a conhecer na IT&CM Asia. Diferentes entidades de turismo apostam nas apresentações aos jornalistas e buyers para mostrarem as mais recentes novidades.

A Meet Taiwan destacou as suas capacidades como destino MICE de referência: deu conta das novas aberturas e dos eventos mais significativos realizados no destino; mostrou o novo site Taiwan Biz Fun, que promove serviços e experiências MICE e apoia na criação de um programa bleisure; deu a conhecer o ‘Food, Fun, Fantastic Taiwan’, uma experiência MICE temática; e realçou Taoyuan como uma cidade estratégica para a indústria.

A Tailândia é um destino MICE dinâmico, que está em constante evolução e atualização, e o sucesso da indústria no país é devido ao esforço contínuo de melhorar as infraestruturas, serviços e conectividade, lembrou o TCEB. Além das novas aberturas e da aposta em venues MICE sustentáveis e criativos, a Tailândia estendeu a isenção de vistos até 60 dias para cidadãos de 93 países e registou um aumento de ligações aéreas diretas. Destaque ainda para a ‘Ignite Thailand 2030 Vision’, centrada em indústrias que alinham no crescimento do setor, e para a promoção do calendário de festivais do país – eventos que podem envolver os grupos MICE com as comunidades locais.

Macau e Hengqin são dois destinos separados por uma ponte, mas que voltaram a apresentar-se juntos na IT&CM Asia, onde no ano passado estrearam este conceito de ‘multi-venue event’. No seu conjunto, contam com voos diretos de mais de 50 destinos, cinco aeroportos internacionais, mais de 57 mil quartos e 261 mil espaços para eventos. Macau e Hengqin têm as suas particularidades e atrações, mas sentem que juntos são mais fortes na indústria MICE. ‘Stay longer, explore more’, reforçam.

A localização estratégica, a infraestrutura avançada e a diversidade de experiências disponíveis tornam Hong Kong num destino atrativo para a indústria. Além de dar conta dos vários projetos em desenvolvimento e da diversidade de ofertas, o Hong Kong Tourism Board apresentou o Hong Kong Incentive Playbook, que reúne mais de uma centena de atividades de team-building e de experiências personalizadas para viagens de incentivo.

O venue Singapore Expo, que conta com 32 salas de reuniões e dez pavilhões, mostrou os vários serviços disponíveis para eventos. O venue MICE apresenta soluções de promoção digital; incorpora a festivalização; utiliza food trucks para aplicações versáteis em eventos, como venda de comida, mercadorias, check-in ou atividades de patrocinadores, por exemplo; e conta com o programa Expo Advantage, que oferece serviços exclusivos com parceiros locais.


*A jornalista viajou a convite da IT&CM Asia

© Maria João Leite Redação