IBTM World coloca a responsabilidade social no centro das atenções
15-10-2024
# tags: Eventos , IBTM World , Barcelona , Feiras , Meetings Industry
A responsabilidade social vai estar no centro das atenções da IBTM World, que anunciou a atleta paralímpica Tanni Grey-Thompson como keynote speaker.
Tanni Grey-Thompson, atleta paraolímpica britânica, seis vezes vencedora da Maratona de Londres em cadeira de rodas e membro da Câmara dos Lordes, foi revelada como a oradora principal de abertura da IBTM World, que decorre de 19 a 21 de novembro em Barcelona. Com este anúncio, o evento coloca a responsabilidade social na indústria no centro das atenções.
Tanni Grey-Thompson competiu em cinco Jogos Paralímpicos, tendo conquistado 11 medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Em 2005, foi nomeada ‘Dame’ pelos seus serviços ao desporto e, em 2010, foi elevada a membro da Câmara dos Lordes, onde utilizou a sua experiência para se concentrar no desporto, na deficiência, na saúde, no bem-estar e no desenvolvimento da juventude, tendo contribuído significativamente para os debates sobre a reforma do bem-estar, a morte assistida e a governação desportiva.
Na sessão ‘People Potential: A Conversation with Baroness and Paralympian Tanni Grey-Thompson’, Tanni Grey-Thompson vai mostrar as possibilidades ilimitadas que surgem quando damos poder às pessoas, fomentamos o espírito de equipa e defendemos a inclusão.
Nesta conversa, Tanni Grey-Thompson vai partilhar o seu percurso, revelando como a promoção de uma cultura que abraça a diversidade e celebra o potencial humano pode transformar não apenas eventos, mas vidas. Com base na sua experiência, vai explorar a forma como a perseverança e uma visão partilhada podem libertar a grandeza de cada indivíduo e criar experiências que vão para além do sucesso e inspiram mudanças duradouras.
“Tanni é uma potência que dedicou a sua vida a criar uma sociedade mais justa e equitativa. Ela sempre usou a sua plataforma para lutar pela mudança e fez um progresso fenomenal nesse esforço. Temos o prazer de a receber no Palco Principal da IBTM e sabemos que a sua sessão vai ser apenas o início de um fascinante fluxo de conteúdos centrados na responsabilidade social”, afirma Claudia Hall, Exhibition director da IBTM World, em nota de imprensa.
Do que as pessoas precisam para ter sucesso são outras pessoas
Componente da campanha #PeoplePowered da IBTM World, a vertente de responsabilidade social está presente no programa de conferências do evento, que põe em prática a mensagem deste ano: a convicção de que do que as pessoas precisam para ter sucesso são outras pessoas.
Com o objetivo de abordar alguns dos principais desafios e oportunidades do setor e do mundo, foram convidados vários oradores, entre os quais Shani Dhanda (Innovating Inclusion), reconhecida como a pessoa com deficiência mais influente do Reino Unido.
A sessão ‘The changing face of accessibility, equity & inclusion in meetings and events’, a ter lugar no palco principal no primeiro dia, vai mergulhar nas leis em evolução que afetam a igualdade da força de trabalho. Shani Dhanda vai basear-se na sua experiência para discutir como a indústria dos eventos pode ficar à frente dessas mudanças.
Especialista em biodiversidade, design florestal e agricultura regenerativa, Vincent Walsh (diretor de Inovação da RegenFarmCo) vai liderar a sessão ‘The living earth (and why we should give a sh*t)’, a realizar-se também no primeiro dia de evento, no palco principal.
Nesta sessão, Vincent Walsh vai explorar as mudanças transformadoras que estão a ocorrer no setor da produção alimentar, influenciando a forma como o catering para eventos é fornecido e o que isso pode significar para o futuro dos eventos.
Janthea Brigden (CEO e diretora de Cuidados Infantis da Nipperbout) e Sammy Connell (diretora de Eventos da NASUWT – The Teachers' Union) vão apresentar, no primeiro dia de feira, soluções tangíveis para levar para casa no Workplace Revolution, com uma sessão interativa intitulada ‘Family-friendly events: embracing inclusivity and best practices for welcoming children’.
Janthea Brigden e Sammy Connell vão analisar os benefícios da inclusão de crianças em eventos do ponto de vista dos organizadores de eventos corporativos e associativos. Oferecendo várias perspetivas sobre como tornar os eventos mais inclusivos, acolhendo as famílias, vão partilhar também conselhos práticos sobre a criação de uma creche e de um ambiente familiar.
Construir soluções
No Impact Stage, no primeiro dia da IBTM World, Martin Fullard (diretor da The Business of Events) e Eloisa Urrutia (diretora de Sustentabilidade da Amex GBT Meetings & Events) vão abordar os desafios do overtourism na sessão ‘Overtourism: a strategic solution’.
Explorando o potencial dos eventos de negócios como uma solução estratégica para garantir o crescimento sustentável do turismo, este debate vai centrar-se no equilíbrio entre os benefícios económicos e a preservação das culturas e ambientes locais.
A decorrer também no primeiro dia de feira, no Workplace Revolution, Monica Molina (consultora de DEI, Acessibilidade e Sustentabilidade da DEI Consultoria) vai apresentar a sessão ‘Workshop: how to incorporate DEI into your event RFP?’, onde vai partilhar conselhos práticos para infundir a diversidade, equidade e inclusão em todos os aspetos do planeamento de eventos.
Desde a definição de objetivos claros de DEI até à seleção do organizador de eventos certo, esta sessão interativa vai ensinar os participantes a causar um impacto poderoso através dos seus eventos e a criar eventos que reflitam verdadeiramente os valores da sua organização.
Connor Bryant (cofundador e diretor executivo da Rubbish Ideas) vai mergulhar na forma como a tecnologia e a natureza podem coexistir para criar um mundo próspero e sustentável. A sessão ‘A solar punk future: thriving in harmony with nature’, que vai ter lugar no Workplace Revolution, no primeiro dia, pretende mudar o foco dos desafios futuros para o futuro positivo que pode ser construído.
Com o objetivo de ajudar os participantes a prosperar num mundo em que as empresas e os consumidores beneficiam da harmonia com o ambiente, Connor Bryant vai explorar a forma como a indústria dos eventos pode liderar esta transformação, abraçando uma economia circular e alavancando tecnologias de ponta como a IA e a IoT.
“Com sessões importantes em torno da sustentabilidade, acessibilidade, DEI e bem-estar, e da condução de um impacto social positivo, não nos coibimos de colocar grandes e difíceis questões à nossa indústria. No entanto, neste processo, e com o apoio de oradores incríveis que partilham as suas ideias com tanto otimismo, esperamos que os nossos valiosos participantes saiam com a esperança, a inspiração e as ferramentas práticas necessárias para começar a criar um futuro melhor, juntos”, acrescenta Claudia Hall.