“O avanço tecnológico é um desafio, muito maior para as gerações não nativas do digital, mas um enorme contributo”

Entrevista

15-11-2024

# tags: Formação , Protocolo , Eventos , APOREP

Theresa Santos, consultora de Protocolo Oficial e Empresarial, promove workshop “Comunicação estratégica e sustentável num ambiente intergeracional” nas XIX Jornadas Internacionais de Protocolo (JIP).

Está já esgotado há vários dias o workshop que Theresa Santos irá dinamizar nas XIX JIP, evento que se realiza a 20 de novembro, no Instituto da Defesa Nacional, em Lisboa.

“Comunicação estratégica e sustentável num ambiente intergeracional” é o tema do workshop promovido pela formadora e consultora de Protocolo Oficial e Empresarial, atendimento, relações-públicas e secretariado.

Questionada pela Event Point sobre se é possível afirmar que gerações diferentes interpretam o protocolo de formas diferentes, Theresa Santos confirma: “A interpretação e valorização das regras e conceitos, alguns com séculos de história, evolui e ganham novos significados, no entanto, não podemos esquecer o alvo principal, que é o nosso público”.

“Ao definir o nosso público, procuramos também definir todos os aspectos que possam distrair a sua atenção da mensagem e significado que pretendemos transmitir e partilhar, e sim, nesse sentido aquilo que pode ser um obstáculo para uma geração, como por exemplo o tratamento por Senhora Maria, para a geração dos Baby Boomers (1945-1965) não tem qualquer significado para a presente geração, onde o primeiro e último nome é regra”, justifica.

Para a especialista em protocolo, “é aqui que reside a riqueza e valor que as diferentes gerações aportam à equipa, na informação e conhecimento do que pode prejudicar ou facilitar a comunicação de cada geração”.

Neste aspecto, acrescenta, “o trabalho de preparação, planeamento e criação é igual para todas as gerações”. “O foco é sempre o nosso público e a melhor forma de partilhar a mensagem”, afirma.

Com esta participação nas XIX JIP, Theresa Santos irá transmitir a mensagem de que “as mudanças de conceitos e perspetivas estão, hoje, em constante evolução”, razão pela qual acredita “convictamente que, este contexto de diferença e até ambiguidade, pode contribuir para uma atividade protocolar mais próxima e significativa para a indústria dos eventos e a sociedade em geral”.

Nesta edição das JIP, o tema será “Protocolo: linguagens de entendimento e poder” e a formadora sublinha que “a comunicação é fundamental para a nossa existência” e “o papel do protocolo é contribuir para a criação de ambientes e contextos propícios para a comunicação da mensagem de forma eficiente, acrescentando valor e dignidade a qualquer evento”.

“Todo o evento é pensado através destes princípios, o conhecimento e identificação da nossa persona é fundamental na preparação do evento, desde a definição do lugar onde se senta até à música ambiente que ouve. Entendimento gera entendimento”, reforça.

De acordo com Theresa Santos, o objetivo de uma grande conferência ou uma simples reunião é que “cada pessoa sinta que lhe foi dado o devido tratamento, de forma a que se sinta confortável e disponível para receber a mensagem”.

“No Protocolo Oficial, o lugar está definido por lei, tendo em consideração a importância das instituições dentro do Estado Português, dando primazia aos eleitos, assim todo o evento oficial visa a dignificação do Estado. É no momento da encenação que podemos ser criativos e acrescentar mais significados”, explica.

Convidada a comentar a evolução do protocolo face ao constante desenvolvimento tecnológico na sociedade moderna, Theresa Santos responde que “as ferramentas que temos hoje ao nosso dispor dão um andamento e um ritmo novo, tornando os eventos mais práticos e divertidos, sem roubar dignidade e credibilidade aos seus profissionais”.

A especialista em protocolo considera que “o avanço tecnológico é um desafio, muito maior para as gerações não nativas do digital, mas um enorme contributo”.

O programa completo das XIX Jornadas Internacionais de Protocolo pode ser consultado aqui.