Estudo prevê aumento de 2,3% nas receitas turísticas com o Mundial 2030

Notícias

13-12-2024

# tags: Desporto , Eventos , Turismo

Coorganização do campeonato mundial de futebol deverá valer a Portugal um impacto económico superior a 800 milhões de euros.

Portugal, Espanha e Marrocos vão partilhar a organização do Mundial de Futebol de 2030 e o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, espera um impacto económico superior a 800 milhões de euros, crescimento de 2,3% nas receitas turísticas e ainda a criação de cerca de 20 mil postos de trabalho.

Segundo a Lusa, estas previsões fazem parte de um estudo citado por Luís Montenegro e que foi realizado por uma consultora no passado mês de outubro.

“No conjunto dos três países, por cada euro investido, em princípio resulta um retorno de 1,8 euros. No caso português cada euro investido resultará, segundo o estudo, num retorno de 8,5 euros. Portanto, temos uma repercussão muito maior em Portugal do que nos outros nossos parceiros coorganizadores”, afirmou o primeiro-ministro.

De acordo com o estudo, citado pela Lusa, o Mundial 2030 poderá ter “um impacto total entre 707 e 859 milhões de euros no PIB, impostos gerados entre 312 e 394 milhões de euros e um acréscimo de 2,3% nas receitas habituais do turismo, estimando-se entre 300 a 500 mil visitantes”.

‘Yalla Vamos!’ é o nome da candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos escolhida pela FIFA.

Em Portugal, os jogos serão disputados no Estádio da Luz, Estádio José Alvalade e no Estádio do Dragão.