IT&CMA: a Tailândia como um destino para eventos mundiais

Reportagem

26-09-2023

# tags: Banguecoque , Tailândia , Eventos , IT&CM Asia , Ásia , Turismo de Negócios , Conferências

Arrancou em Banguecoque a edição deste ano da IT&CM Asia.

Agradecendo à TTG Asia Media o facto de realizarem, mais uma vez, a ITCMA em Banguecoque, Chiruit Isarangkun Na Ayuthaya, presidente do Thailand Convention & Exhibition Bureau (TCEB), referiu que a Tailândia está a recuperar bem da pandemia que afetou o setor dos eventos e das reuniões no mundo inteiro, apresentando este ano um cenário mais promissor do que em 2019.

"Está a ser um bom ano, melhor do que esperávamos", afirmou Chiruit Isarangkun Na Ayuthaya na conferência de imprensa de abertura da ITCMA. Mais visitantes para eventos, as feiras com tamanhos maiores, muitas convenções (especialmente médicas) - o panorama é positivo e de boa recuperação.

"A indústria das viagens é agora uma prioridade para a Tailândia. O novo governo tailandês deixou claro que o setor das viagens é o primeiro motor de estímulo para a economia", acrescentou, lembrando a medida 'free visa' para viajantes da China e do Cazaquistão, o que já gerou resultados positivos.

"Relativamente ao MICE, em particular, o governo anunciou uma política de colaboração com o setor empresarial para o acolhimento de festivais e de outros eventos (...), no sentido de fazer da Tailândia um destino para eventos mundiais. Isto significa muito espaço para a indústria avançar com ações que podem impulsionar as viagens de negócios", contou. E mostrou-se satisfeito com o novo governo, com que a TCEB tem trabalhado para atrair mais eventos de todo o mundo.

Sobre o futuro, Na Ayuthaya adiantou que estão a trabalhar para posicionar a Tailândia como um "destino de grande valor acrescentado"; um destino "onde a plataforma MICE pode servir de acesso a novo conhecimento, a novas oportunidades de comercialização, a novas tecnologias, a uma nova rede de especialistas".

Avançou que a TCEB está a trabalhar com o Eastern Economic Corridor Office, no sentido de "usar os eventos de negócios como uma ferramenta para promover investimento e comércio" nas indústrias estratégicas do país. Além disso, a TCEB está também a trabalhar com as Cidades MICE, como Chiang Mai, Chiang Rai e Phuket, para a criação de experiências imersivas. Afinal, um destino de valor acrescentado é "um destino que pode entregar experiências autênticas", através da cultura e das identidades locais.

"Todos os esforços contam"


A edição deste ano da ITCMA é totalmente presencial, depois de duas edições virtuais e uma híbrida. Darren Ng, diretor executivo da TTG Asia Media, lembrou que o programa contempla vários destaques em termos de negócios, educação e networking, com muitas atividades ao longo dos três dias do evento.
"Estamos orgulhosos por fazer parte da recuperação global do turismo no pós-pandemia", sublinhou Darren Ng na conferência de imprensa, acrescentado que a TTG Asia Media está a fazer a sua parte no capítulo da sustentabilidade. Os esforços levam tempo, mas "todos os esforços contam". E esta edição da ITCMA está mais sustentável, com menos papel e plástico do que em edições anteriores e outras medidas implementadas.

Também presente na conferência de imprensa esteve Korakot Chatasingha, CCO da Thai, que falou sobre como a empresa está pronta para colaborar com as estratégias nacionais "para impulsionar a indústria MICE". A companhia aérea vai dar início em dezembro a voos diretos para Istambul e pretende aumentar a frequência de voos de e para a China. "A Thai deseja contribuir para o desenvolvimento económico e turístico da Tailândia, ao ligar as pessoas de todo o mundo", referiu Chatasingha.

A edição deste ano da ITCMA, que tem lugar no Bangkok Convention Centre at CentralWorld até 28 de setembro, decorre em paralelo com a CTW Asia-Pacific, dedicada às viagens corporativas.
Participam nesta edição 580 expositores, como destinos, organizações, fornecedores de serviços MICE, entre outros; além de 400 buyers, de 51 países e territórios de todo o mundo (dos quais 18% da Europa), e 51 jornalistas, de 23 países e territórios (29% europeus).



* A Event Point viaja a convite da IT&CMA

© Maria João Leite Redação