O desafio de organizar eventos corporativos para cinco gerações diferentes

Opinião

27-03-2025

# tags: Tendências , Eventos corporativos

Enquanto gestores de eventos, é normal, e até importante, que o nosso estilo, a nossa estética e as nossas referências artísticas se reflitam nos eventos que planeamos.

Contudo, os eventos são um bocadinho nossos, mas não são para nós.

Com cinco gerações a jogo -Silent Generation (nascidos antes de 1945), Baby Boomers (1946-1964), Gen X (1965-1980), Millennials (1981-1996) e Gen Z (1997-2012) – as marcas e os gestores de eventos enfrentam em 2025 o desafio de desenhar eventos que envolvam todos.

A percentagem de colaboradores que pertencem à Silent Generation é muito reduzida, contudo não é tão improvável assim depararmo-nos com convidados desta faixa etária em eventos. Têm gostos mais convencionais e respeitam as tradições, preferem comunicação cara a cara, têm algumas limitações físicas, preferem formatos sentados e têm gostos ao nível de catering mais específicos.

Os Baby Boomers estão na fase da reforma, ainda assim bastante ativos na vida das empresas. Têm algum à vontade com a tecnologia, mas continuam a preferir formas físicas de documentos, gostam de reviver o passado através de bandas de tributo e valorizam comida tradicional com um toque gourmet e de boa qualidade.

A Gen X ocupa agora os cargos mais altos de liderança nas empresas e estão na fase de conjugar vida pessoal e familiar com o trabalho. Estão muito confortáveis com o uso da tecnologia, priorizam venues que ofereçam possibilidade de conjugar o trabalho e lazer, gostam de eficiência e estrutura na construção do programa e valorizam opções de comida saudável.

Os Millennials são a geração que valoriza a experiência única. Gostam de venues improváveis, como galerias de arte ou espaços industriais, são claramente movidos por temas de sustentabilidade e gostam de sentir que têm voz e fazem parte, por exemplo, através de momentos de Q&A com os oradores da sessão ou workshops interativos.

Já a Gen Z nasceu numa era completamente digital. Vivem a par com a tecnologia, são influenciados pelas redes sociais e têm um attention span mais curto pelo que preferem shots de apresentações e conteúdos. Apreciam a personalização e variedade de escolhas de catering para vários regimes alimentares e optam pelo consumo de bebidas não alcoólicas. É impossível ignorar esta geração -é expectável que a idade dos convidados dos eventos continue a diminuir.

Ora, com base nas especificidades de cada geração, é fundamental compreender o que valorizam, como comunicam, como se expressam, como olham para a construção de carreira e para o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Planear um evento para cinco gerações diferentes requer um equilíbrio entre tradição e tecnologia, simplicidade e modernidade, inclusão e personalização. É sobre compreender as diferenças e encontrar pontos de interesse comuns.

Voltamos a um dos aspetos fundamentais na abordagem aos eventos – a importância de conhecer o público para melhor traçar a jornada do participante e criar experiências autênticas e memoráveis, que perdurem na memória dos nossos convidados.