Calm Nest Collective cria espaços de tranquilidade em eventos
24-03-2025
A Calm Nest Collective é uma empresa austríaca que se dedica a criar espaços de tranquilidade em eventos.
A ideia da Calm Nest Colletive é “oferecer um santuário em eventos movimentados para pessoas neurodivergentes, mas também para todos os que precisam de uma pausa no evento, porque sabemos que os eventos podem ser realmente avassaladores”, explica Nika Brunet Milunovic, responsável da Calm Nest Collective, que criou uma silent room na Conventa 2025.
Com várias coisas a acontecer ao mesmo tempo, com muitas conversas e estímulos, os eventos podem ser demasiado para muitos participantes. E com estes refúgios, é possível “recarregar as baterias”, num ambiente “relaxante”, onde há silêncio ou música em auscultadores, livros para ler e para colorir, e ‘fidget toys’ que ajudam a acalmar. Basicamente, ferramentas para que o participante possa “desconectar um pouco do mundo exterior, recarregar as baterias e voltar ao evento cheio de energia”, acrescenta.
Nika Brunet Milunovic adianta que as estatísticas “indicam que uma em cada cinco pessoas tem uma neurodivergência, de uma forma ou de outra, seja TDAH [transtorno do déficit de atenção com hiperatividade], dislexia, autismo ou algo do género; ou seja, algum tipo de dificuldade de processamento sensorial”.
E a responsável da empresa, que é também assistente social de profissão, sabe que há “pessoas que não vão aos eventos por causa disso”, porque é “demasiado para elas” e nem sempre têm para onde ir. Quando não existe uma silent room, a solução passa, muitas vezes, por sair um pouco durante o evento, “dar um passeio ou ir para o hotel, apenas para recarregar energias, e depois voltam ao evento”.
Eventos com muita gente no mesmo sítio são os mais difíceis, como feiras de grande dimensão ou eventos de música que são muito concorridos, por exemplo. “Quando a densidade de pessoas é enorme e há muita interação, muito barulho, luzes brilhantes, isso pode ser desgastante”, afirma a responsável da Calm Nest Collective, que leva espaços de tranquilidade a vários tipos de eventos, e num formato permanente ou pop-up. E a reação dos participantes aos espaços da Calm Nest Collective tem sido “muito boa”.
Nika Brunet Milunovic considera que a Europa, de uma forma geral, “está um pouco atrasada” neste tipo de soluções, embora no Reino Unido não haja quase evento nenhum “que não tenha uma sala sensorial incluída, uma espécie de fuga para os participantes”.
Rui Ochôa*
*Viajou a convite da Conventa 2025
<