Praga: A cidade encantada volta a receber eventos

Reportagem

17-03-2023

# tags: Praga , Meetings Industry , Destinos

Em 2018, quando visitamos Praga pela primeira vez, a cidade estava ao rubro em termos de turismo e eventos, mas o que mais nos surpreendeu foi a visão de futuro.

Apesar de estar na moda, e com bons resultados no que diz respeito à meetings industry, Praga continuava a investir para melhorar e tornar-se ainda mais competitiva. E então veio a pandemia e, tal como aconteceu noutros destinos, o negócio parou.

Roman Muška, diretor do Convention Bureau de Praga, acredita que só em 2024 o negócio voltará a números pré‑covid na capital da República Checa. 2022 foi, no entanto, um ano superior a 2021, marcado pelos eventos domésticos. Lembre-se que, antes da pandemia, o negócio em Praga era muito equilibrado: 50% nacional, 50% internacional. Mas 2022 fica também marcado por uma guerra na Europa e no início da mesma assistiu-se ao fenómeno de congressos mudarem para o online ou serem adiados.

Os eventos voltaram no segundo trimestre, com o fim das restrições, mas eles estão diferentes: são mais pequenos, contam com menos participantes, sendo que os híbridos ainda atraem muita gente para o online.

Antes da covid, os eventos internacionais representavam 50% do negócio MICE, por isso um dos desideratos do Convention Bureu é “trazer de volta” o negócio internacional. O mercado americano, que era um dos mais importantes para Praga, já voltou a fazer pedidos para 2023 e 2024, efetivamente uma boa notícia para a capital checa. E em 2023 voltam os voos diretos entre os Estados Unidos e Praga, pela Delta. Outros mercados muito relevantes são o Reino Unido e a Alemanha, assim como os países vizinhos.

A indústria dos eventos da República Checa sofreu com a pandemia como qualquer outro destino. Só numa fase adiantada, o governo ajudou os players do setor, através do Ministério do Comércio e da Indústria. Para isso contribuiu a elaboração de um estudo sobre como as empresas desta indústria foram afetadas pela paragem forçada. De resto, atualmente, e terminadas as restrições, o setor convive com alguns dos mesmos desafios de países como Portugal: muitos profissionais abandonaram a indústria, e há muita dificuldade em substitui-los.

Kunsthalle: um excitante novo venue em Praga


Um dos mais recentes venues da capital, a Kunsthalle, foi a primeira paragem desta presstrip. Inaugurada oficialmente a 22-02-2022, esta galeria de arte é fruto da renovação de um edifício histórico e protegido dos anos 20/30 do século passado, e que funcionava como central de transformação elétrica. Um certo ambiente industrial ainda perpassa pelo edifício, uma vez que a fachada não foi alterada e o interior exibe detalhes que remetem para a função original. A reabilitação do espaço já ganhou alguns prémios de arquitetura.

Como casa da arte, o objetivo da Kunsthalle é levar “a arte de uma forma inovadora à população local e internacional”, conta Ivana Goossen, diretora do espaço. Mas a Kunsthalle quer também brilhar na área dos eventos. E tem argumentos para isso, uma vez que se trata de um espaço funcional, com 5.700 m2, três galerias comunicantes, um café no topo, com vista para o Castelo de Praga, espaços educacionais, e um bistrô, com capacidade para cerca de 50 pessoas. A galeria conta com um departamento dedicado a eventos, os próprios e os de terceiros.

Aquando da visita, a Kunsthalle contava com uma exposição de Gregor Hildebrandt: A Blink of an Eye and the Years are Behind Us.

Biblioteca Strahov: um dos locais mais instagramáveis de Praga


Esta espetacular biblioteca que tivemos oportunidade de visitar está inserida num mosteiro que data de 1143, ou seja, tão antigo como a nação portuguesa, pertencente à ordem Premonstratense, fundada em 1120, por São Norberto. O mosteiro encontra-se em atividade até aos dias de hoje e tem a particularidade de produzir a sua própria cerveja.

Contando com 220 mil livros, dos quais 3.000 manuscritos e 1.700 primeiras impressões, esta é uma das mais bem preservadas bibliotecas históricas do mundo e é absolutamente deslumbrante. A bilbioteca está dividida entre a sala Teológica, estabelecida entre 1671 e 1674, e a sala Filosófica, com data de 1794. A primeira teve como arquiteto o italiano Giovanni Domennico Orsi, e é de traça barroca. Destaque para o teto, decorado com frescos alusivos à Bíblia. Um conjunto de globos, astronómicos e terrestres, decora esta sala, exibindo mapas, atlas dos séculos XVI e XII. Todos os livros desta sala são ligados à religião, aliás, como o próprio nome indica.

A sala Filosófica tem dimensões impressionantes, e um teto com um fresco de Anton Maulbertsch, um pintor vienense, que mostra o impacto mútuo da religião e da ciência na sociedade. Além de livros de filosofia, o espólio deste espaço integra volumes de vários temas, da história, à matemática, passando pela astronomia ou filologia.

Imagine trazer um grupo a este espaço…é sem dúvida uma experiência que vai ficar na memória.

E nada melhor do que terminar a visita na cervejaria do mosteiro, onde se pode fazer uma visita, provar as cervejas, mas também experimentar a gastronomia típica do país.

Hotéis para todos os gostos

Praga tem uma extensa variedade de hotéis, capazes de receber o segmento do turismo de negócios, ou não fosse um dos principais destinos do mundo para eventos.

O Lindner Hotel Prague Castle tem a curiosidade de estar localizado nos antigos estábulos do nosso tão bem conhecido mosteiro. A unidade, com 138 quartos, conta com uma biblioteca onde se realizam pequenas reuniões ou eventos, um restaurante, com 85 lugares, mas que com um setup diferente pode receber 150 pessoas, uma sala de conferências, que pode ser dividida em duas, para 160 participantes, e um boardroom. O hotel, que desde 1 de dezembro, pertence ao grupo Hyatt, vai ser renovado em breve. O mercado alemão é o principal para a unidade, representando o cliente corporate, as embaixadas e o setor público 70% do negócio.

O Prague Marriott Hotel é um dos maiores hotéis para conferências da capital checa e sofreu uma profunda remodelação nos últimos dois anos. Hoje conta com uma entrada especial para grupos, que permite a possibilidade de check in privado. Em termos de quartos, a unidade dispõe de 416 e, no que diz respeito ao centro de congressos, ele conta com 14 salas de reunião, dois foyers e dois ballrooms.

Também o lobby está muito diferente, sendo hoje um arejado open space. O restaurante Artisan, de inspiração sustentável, com 90% da comida vinda de comunidades locais, é, por si só, um motivo para uma visita ao Marriott.

Em novembro, o Marriott atingiu os 80% de ocupação, o que mostra o dinamismo que se vive em termos de turismo. Em termos de mercados, o americano e o europeu – incluindo o doméstico – dominam o ranking.

O Hilton Prague é outro dos grandes hotéis para eventos e congressos na capital checa. Desde pequenas reuniões a galas para 1.500 convidados, o Hilton oferece uma diversidade e flexibilidade que pode servir as mais variadas organizações. Ao todo, a unidade tem 38 salas de reunião, um ballroom para 650 pessoas, e uma sala de congressos para 1.350 delegados. Em termos de quartos conta com 791, e ainda três restaurantes e dois bares, uma piscina interior, sauna e spa. Este hotel foi inaugurado em 1991, mas, em 2020, sofreu uma renovação, coincidindo com o período da pandemia. Em 2022, a partir de setembro, o negócio dos eventos voltou em força.

O NH Collection Carlo IV está situado num edifício muito especial, que funcionou como banco na altura do Império Austro-Húngaro, e como Correios, na época comunista. Desde 2019 é um hotel de cinco estrelas, que prima pela localização e por uma simbiose feliz entre clássico e moderno. Conta com 152 quartos, um spa, espaços para eventos e um restaurante. Em novembro, um mês normalmente mais calmo, o hotel tinha 60% de ocupação, sobretudo do segmento leisure (70%). Em termos do segmento MICE, o hotel dispõe de seis salas de reuniões. Hanka Sochancaková, diretora de vendas, lembra que vivemos um momento incerto, pelo que a estratégia da unidade passa por diversificar o portefólio, o segmento e as geografias.

Na zona do castelo de Praga, fica o Orea Pyramida, um dos mais icónicos hotéis de negócios da capital. Destaca-se, desde logo, pelo estilo arquitetónico. Este hotel é um exemplar do Brutalismo, um movimento arquitetónico do pós-segunda guerra mundial, marcado por uma grande austeridade e funcionalidade. Ao entrarmos, no entanto, a surpresa é um interior moderno e ornamentado. O hotel dispõe de 340 quartos e um centro de congressos com 12 salas de reuniões, com entrada, foyer e bares próprios. O mercado interno é o principal cliente desta unidade, embora no futuro queira captar cada vez mais eventos internacionais. Como curiosidade, refira-se que o hotel dispõe de uma sala de cinema, onde também se realizam eventos.

Situado num edifício do início do século XX, o antigo Palácio do Açúcar, o Andaz Prague abriu em março de 2022 e destaca-se pelo conceito de lifestyle. Com 176 quartos e suites, o bom gosto impera em cada recanto. O hotel tem spa, bar e restaurante, e espaços para eventos, um dos quais com capacidade até 220 pessoas em formato teatro. É possível alugar algumas suites para eventos. A Sugar Suite, por exemplo, tem capacidade para 30/40 participantes. A prioridade deste hotel é, segundo os responsáveis, chegar ao mercado MICE de luxo.

O aparthotel Julius conta com 168 quartos/apartamentos e localiza‑se num edifício do século XIX, numa antiga empresa de metais. Em termos de eventos, e não sendo este o foco principal do hotel, a unidade conta com três espaços para eventos, com 25, 44 e 50 metros2. Localiza‑se em pleno centro da cidade.

Dee Live: um local inusitado para eventos

A Dee Live Design Store é um showroom onde artistas checos, e alguns eslovacos, apresentam os seus produtos de autor. É um espaço com 200m2, com uma localização privilegiada, colada ao rio, e com disponibilidade para receber eventos. Em cooperação com o café vizinho, Smetanaq, que tem catering, já realizaram jantares privados na loja, sobretudo conceitos mais exclusivos, com poucas pessoas. Em 2023, o objetivo é abrir o terraço da loja, para aprofundar as facilidades para eventos.

Slovanský dům para grandes eventos

Localizado no centro histórico de Praga, o Slovanský dům é um complexo de edifícios que desde 1797 funciona como epicentro de grandes eventos comerciais, sociais e culturais. Hoje é uma propriedade multifuncional, que inclui um centro comercial com lojas luxuosas, restaurantes e cinema. É aqui que se situa o Empire Hall. Primando por um look dos anos 20 do século passado. Conta com duas salas, a maior (Grand Hall), tem capacidade para até 800 pessoas, e uma pequena (Small Hall), para 60 pessoas sentadas ou 100 em teatro, que normalmente é usada como lounge, discoteca, bar especial. O venue recebe, sobretudo, eventos corporate, mas também concertos e conferências.

O universo O2

Quando estivemos em Praga em 2018, o O2 Universum estava em construção, para se juntar ao O2 Arena, o maior venue interior da República Checa, com capacidade para 18 mil pessoas. Quatro anos depois o centro de congressos estava em funcionamento, dispondo de 13 mil m2 para feiras e exposições, 39 halls e uma capacidade total até 10 mil visitantes.

Também em funcionamento já estava o hotel do complexo, com 300 quartos, chamado Stage, parte do portefólio Marriott. A unidade conta com seis salas de conferência, bem como um restaurante, bar, e um lounge, também utilizado para eventos. A temática do hotel é a música.

O negócio regressou em abril de 2022, depois de dois anos muito complicados, sendo os clientes provenientes do mercado interno e do vizinho, a Eslováquia. Para esta atmosfera mais animadora muito contribuiu o facto de a República Checa ter recebido a presidência da União Europeia.

© Cláudia Coutinho de Sousa Redação