Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel: um refúgio para lazer e eventos

Entrevista

18-09-2024

# tags: Hotelaria , Natureza , Açores , Venues , Eventos , Casamentos , Turismo , Turismo de Negócios

Na ilha de São Miguel, nos Açores, há um refúgio no meio da natureza para lazer e eventos: o Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel.

Situado numa quinta do século XVIII, o Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel disponibiliza 35 quartos, dois restaurantes (Magma e Mirante), uma zona de bem-estar e vários espaços para eventos, de pequena ou grande dimensão.

O hotel “oferece uma série de espaços e serviços que o tornam adequado para a indústria de reuniões e eventos”, afirma Joana Damião Melo, diretora geral do Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel.

“Dispõe de duas salas que podem ser adaptadas para diferentes tipos de eventos, como conferências, reuniões de negócios, workshops ou eventos sociais até um máximo de 80 pessoas em banquete; dois terraços, jardim e espaços verdes ideais para eventos ao ar livre, como receções, cocktails ou eventos mais descontraídos; e tendas beduínas para a realização de qualquer tipo de eventos na Senhora da Rosa ou em qualquer sítio da ilha”, explica a responsável.

Sobre os serviços de catering, Joana Damião Melo conta que são sempre adaptados às necessidades de cada evento e que promovem “ao máximo” a gastronomia dos Açores.

Em termos de alojamento, o Senhora da Rosa disponibiliza 35 quartos e há ainda a possibilidade de “privatizar” todo o hotel para eventos em exclusivo. A oferta é complementada com serviços de spa, estúdios de pilates, piscinas e campo de padel, “que podem ser um extra atrativo para os participantes que desejam relaxar após as atividades ou evento”.

Como é um hotel “com forte ligação à natureza”, os visitantes podem usufruir de atividades complementares: trilhos a pé, canyoning, passeios para observação de cetáceos ou outras experiências em terra ou no mar. Por estar localizado perto do centro da cidade de Ponta Delgada, e com fácil acesso aos pontos turísticos da ilha, “é uma excelente opção para a realização de eventos e reuniões corporativas, combinado com as suas instalações contemporâneas, serviços personalizados e uma atmosfera natural incomparável”.

“Uma grande variedade de eventos”: dos corporativos aos de bem-estar


A celebrar três anos de atividade, o Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel “recebe uma grande variedade de eventos”, dos eventos sociais, culturais e corporativos até a eventos relacionados com saúde e bem-estar.

No capítulo dos eventos sociais, destaque para os casamentos e para os aniversários e celebrações familiares; no que toca aos eventos culturais, o realce vai para workshops e eventos ligados à gastronomia, artesanato e costumes da região; enquanto que, nos eventos ligados ao bem-estar, incluem-se retiros de ioga e meditação, por exemplo.

“Na vertente mais corporativa incluímos as conferências e reuniões, que normalmente são organizadas por empresas locais ou internacionais com representação na ilha e que nos procuram pelo ambiente tranquilo”, refere Joana Damião Melo, que ressalva que, embora os eventos corporativos tenham “algum peso”, a grande fatia da atividade vem da realização de retiros, casamentos e destination weddings.

“O hotel mantém um equilíbrio entre os eventos sociais, os de bem-estar e os corporativos. O peso exato dos eventos corporativos pode variar conforme a época do ano e a procura, mas não representam a área mais importante dos eventos no nosso hotel”, esclarece.

O Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel é procurado porque oferece “uma experiência única e imersiva, mesclando elementos de tradição e natureza num ambiente acolhedor”, valorizando as paisagens naturais e os espaços ao ar livre, “que favorecem o contacto com o meio ambiente, criando uma atmosfera tranquila e serena”. E é isso que o diferencia.

A arquitetura tradicional é enaltecida através do uso de elementos “que remetem à cultura local ou ao estilo rústico, que dá ao lugar um ar autêntico e confortável, mantendo viva a tradição, mas com toques modernos”.

O hotel dá prioridade a práticas sustentáveis, como o uso de materiais ecológicos, agricultura orgânica ou produção local, e a gastronomia é baseada em ingredientes locais e métodos tradicionais de preparo, reforçando a ligação à cultura e à terra. “A combinação desses elementos faz com que o espaço ofereça uma experiência singular, ao mesmo tempo relaxante e culturalmente rica.”

Compromisso reforçado com a sustentabilidade


A sustentabilidade é uma preocupação do Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel, que opera várias iniciativas para promover práticas responsáveis. “Algumas das ações que o hotel adota neste sentido incluem o uso de materiais sustentáveis tanto na arquitetura como na decoração do hotel” (madeiras de origem responsável, pedras da região e o uso de elementos artesanais), e também “a eficiência energética” (iluminação LED, painéis solares para aquecimento de água, painéis fotovoltaicos para produção de energia e sistemas de gestão de energia que reduzem o consumo desnecessário).

“Paralelamente, temos práticas de uso consciente da água, como sistemas de recolha e reaproveitamento de águas pluviais; e incentivamos à redução do desperdício de água através de políticas de uso moderado de toalhas e roupas de cama”, indica Joana Damião Melo, acrescentando que há ainda a valorização dos produtos locais, “cultivados de forma orgânica e/ou sustentável, através de parcerias com produtores locais” e a utilização contínua de ingredientes frescos e sazonais na oferta gastronómica, “promovendo a economia local e reduzindo a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos”.

Além disso, o hotel promove a redução de plásticos de uso único, “substituindo-os por alternativas recicláveis ou biodegradáveis” e incentiva os hóspedes a adotarem comportamentos mais sustentáveis. “Essas iniciativas reforçam o compromisso da Senhora da Rosa com a sustentabilidade, preservando a natureza ao seu redor e contribuindo para uma experiência mais responsável e consciente para os seus hóspedes.”

“Vamos continuar a investir em práticas de turismo sustentável”


O feedback dos clientes “tem sido muito positivo”, mas Joana Damião Melo ressalva ter “consciência de que há aspetos a melhorar e que este trabalho é diário e contínuo”. Os pontos destaque passam pelo “ambiente tranquilo, a proximidade com a natureza e a simpatia e a atenção da equipa”.

Outros aspetos valorizados pelos clientes do Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel é a decoração do hotel, a oferta gastronómica e o compromisso com a sustentabilidade e cultura local.

“A Senhora da Rosa acredita, valoriza e apoia o crescimento do turismo sustentável e a valorização das tradições locais. Vamos continuar a investir em práticas de turismo sustentável, como a redução do impacto ambiental, o uso eficiente de recursos e a promoção de experiências ligadas à natureza”, frisa Joana Damião Melo, que garante que o hotel pretende “continuar a promover eventos e experiências que celebrem as tradições locais”.

“Com o contínuo crescimento do turismo nos Açores, a Senhora da Rosa também procura continuar a atrair um público internacional mais amplo, mantendo a sua autenticidade e os seus valores, mas projetando-se no mercado global”, afirma.

A visão de futuro passa por continuar a ser uma referência no que toca ao turismo de natureza. “O nosso foco é a melhoria contínua dos serviços oferecidos por forma a proporcionar aos hóspedes e clientes uma experiência única e personalizada, apostando na qualidade e no conforto, mas sem nunca perder a sua autenticidade. Pretendemos consolidar a nossa posição como referência em turismo de natureza e tradição, e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, conclui.

© Maria João Leite Redação