Reuniões e eventos com “contributo muito importante para o Algarve”

Entrevista

06-05-2024

# tags: Algarve , Eventos , Turismo , Meetings Industry , Destinos

As reuniões e os eventos têm contribuído para o crescimento do turismo na região, segundo o Turismo do Algarve, que aumentou a promoção junto dos Estados Unidos e Canadá.

Para fortalecer o fluxo de turistas norte-americanos, e tendo em conta o crescimento nas dormidas e no número de hóspedes registado em 2023, o Turismo do Algarve delineou várias ações a desenvolver ao longo do ano junto desse mercado – o sétimo com mais peso na região –, que incluem visitas de campo com operadores turísticos, jornalistas e influencers dos Estados Unidos.

Além de toda a oferta turística que o Algarve tem, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve não tem dúvidas que a indústria das reuniões e dos eventos também contribuiu para o aumento do número de turistas na região.

“Com base no contacto direto que temos com clientes e na informação que é partilhada pelos nossos parceiros regionais, a indústria das reuniões e dos eventos tem tido um contributo muito importante para o Algarve, quer em número de turistas, quer em volume de negócio, sobretudo nas épocas médias e baixa. Este é, pois, um indicador muito positivo, que vem também ajudar a reduzir a sazonalidade da procura e, assim, permitir que hotéis e outros prestadores de serviços possam operar, de forma significativa, ao longo de todo o ano”, frisa André Gomes.

No que toca à estratégia para a captação de eventos e reuniões no mercado norte-americano, “temos procurado intensificar a nossa estratégia de comunicação e promoção do destino junto de vários canais de comercialização, privilegiando sobretudo ações que permitam uma abordagem P2P (people to people)”, explica o presidente do Turismo do Algarve.

André Gomes acrescenta que, este ano, “para além da participação em feiras de relevo nesse segmento, como a IMEX e a IBTM, onde priorizamos as reuniões com os mercados dos Estados Unidos da América e Canadá, já estivemos igualmente presentes no The Meetings Space North America, no Global Incentive & Meeting Travel Exchange e iremos ainda participar ano Global Incentive Summit”.

“E todos estes eventos”, continua, “traduzem-se em oportunidades estratégicas para reforçar o posicionamento do Algarve enquanto destino atrativo e capacitado para acolher eventos profissionais e para promover uma maior captação deste tipo de iniciativas para a região”.

Perspetivas para este ano “são muito animadoras”


Em termos de reuniões e eventos, da parte do Turismo do Algarve, “para além do mercado nacional alargado”, a aposta tem passado sobretudo pelos “mercados externos alemão, inglês e francês”, indica André Gomes.

O responsável acrescenta que, “por outro lado, os mercados que apresentaram um maior aumento nesse segmento nos últimos anos, e que têm ainda muito potencial de crescimento, são os Estados Unidos da América, para a realização de incentivos, e a Bélgica, para a realização de reuniões. Neste contexto, temos também alargado aí a nossa presença”.

Relativamente ao setor MICE, “a avaliar pelo feedback que temos recebido de parceiros, clientes e fornecedores”, as perspetivas para o ano que está a decorrer “são muito animadoras”. De acordo com André Gomes, “espera-se que 2024 tenha um desempenho ligeiramente superior ao ano passado ao nível de dormidas e receitas; e acredita-se que 2025 prometa ser um ano ainda melhor, na medida em que se têm verificado uma tendência crescente para um planeamento e reserva de eventos com maior antecedência que nos anos anteriores”, remata.

© Maria João Leite Redação