Barómetro da OMT: Portugal foi o 15º destino mundial em 2019

03-08-2020

No ano passado, estiveram em Portugal 24,6 milhões de turistas internacionais.

Portugal subiu duas posições no ranking global de chegadas de turistas internacionais e foi o 15º destino turístico mundial em 2019, de acordo com a edição de julho do Barómetro da Organização Mundial do Turismo (OMT).

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal registou a entrada de 24,6 milhões de turistas internacionais no ano passado, o que corresponde a um crescimento de 7,9% relativamente ao ano anterior. Ainda segundo o INE, Espanha manteve-se como o principal mercado emissor de turistas para Portugal (com 6,3 milhões de turistas, o que corresponde a 25,5% do total), seguindo-se o Reino Unido, a França e a Alemanha.

Em comunicado, o Ministério da Economia e Transição Digital refere que, com este desempenho, Portugal ganhou quota de mercado a nível mundial, tendo crescido acima da média mundial (mais 3,6%) e europeia (mais 4%), e na região da Europa do Sul e Mediterrâneo (mais 5,4%). Portugal foi o terceiro país que mais cresceu em termos relativos entre os 20 principais destinos turísticos mundiais.

Relativamente às receitas do turismo internacional, Portugal registou 18,4 mil milhões de euros em 2019 (mais 8,1% face a 2018), mantendo a 20ª posição em termos internacionais.

“Estes resultados comprovam o sucesso da Estratégia Turismo 2027 (ET27), reafirmando a competitividade do turismo nacional, que o 12º lugar no Índice de Competitividade do Fórum Económico Mundial em 2019 também confirmou. Por outro lado, os dados demonstram igualmente a tendência de crescimento em valor (crescimento dos gastos superior ao crescimento da procura) e uma diversificação dos mercados, com redução de 1,6 pontos percentuais do peso dos cinco principais mercados emissores para Portugal. Queremos regressar a esta rota de crescimento e continuamos a convidar todos os portugueses visitarem Portugal e (re)descobrirem o melhor destino do mundo”, afirma Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, em nota de imprensa.

Na lista dos destinos turísticos mundiais, ficaram acima de Portugal os seguintes países: França, Espanha, Estados Unidos, China, Itália, Turquia, México, Tailândia, Alemanha, Reino Unido, Japão, Áustria, Grécia e Malásia.