Câmara de Guimarães suspende espetáculos temporariamente

12-10-2020

Dada a situação epidemiológica do concelho, a autarquia fala na necessidade de adoção de regras "mais restritivas".

A Câmara Municipal de Guimarães anunciou a suspensão temporária dos espetáculos em todos os equipamentos culturais do concelho. O anúncio surge depois das críticas à realização de um espetáculo de humor realizado no passado sábado, no pavilhão Multiusos de Guimarães. A autarquia frisa que foi cumprido o plano de contingência, mas fala na necessidade de adoção de regras “mais restritivas”, dada a situação epidemiológica do concelho.

“Em face das notícias e imagens publicadas nesta data [11 de outubro] sobre um espetáculo realizado no Multiusos de Guimarães, promovido pela Cooperativa Tempo Livre, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães esclarece ter apurado que o referido espetáculo, ‘num layout de sala com capacidade para 2.466 lugares, foram ocupados 964 lugares correspondendo a 40% da lotação’, cumpriu o plano de contingência aprovado pelas autoridades de saúde”, lê-se no site da autarquia, que acrescenta que “a situação epidemiológica que atualmente se verifica no concelho obriga a adoção de regras mais restritivas do que aquelas que atualmente estão previstas no quadro legal aplicável a estas situações”.

Desta forma, “a suspensão temporária dos espetáculos atualmente programados em todos os equipamentos culturais do concelho” tem efeito “até que a Proteção Civil Municipal, na qual têm assento as autoridades de saúde e de segurança, ouvidas as entidades gestoras dos equipamentos municipais que acolhem espetáculos, conclua das medidas a tomar”, acrescenta.

 

eventpoint eventos events espetaculos multiusosguimaraes venues show

 

A decisão surge após as críticas nas redes sociais relacionadas com a realização do espetáculo que juntou os humoristas Nilton, Ana Garcia Martins (conhecida como A Pipoca Mais Doce) e Hugo Sousa, promovido pela cooperativa municipal Tempo Livre e pela produtora Meio Termo.

Por seu lado, o Multiusos de Guimarães garantiu, em nota publicada no Facebook, que, após meio ano sem espetáculos, a reabertura do equipamento foi feita em segurança, “cumprindo todas as orientações e medidas de segurança impostas pela DGS e pela Resolução do Conselho de Ministros n. 70-A/2020”. O Multiusos de Guimarães assegura que foi só ocupado 40% da lotação do pavilhão.

 

eventpoint eventos events espetaculos multiusosguimaraes venues show

 

“O Multiusos de Guimarães passou este teste à sua capacidade de organização de eventos com toda a segurança para os participantes e para isto contribuiu o excelente comportamento do público. Tal como acontece com todas as salas de espetáculos de todo o país, o regresso à normalidade vai acontecendo de forma gradual e respeitando todas as regras de segurança sanitária que são recomendadas pelas entidades que tutelam o setor”, acrescenta ainda a publicação.

 

©Multiusos de Guimarães