Confirmada a realização da Fitur 2021 em maio
24-02-2021
Está confirmada a realização da edição deste ano da Fitur – Feira de Turismo de Espanha, em formato presencial, a 19 e 23 de maio na IFEMA – Feria de Madrid, que organiza o evento. Vai ser “a primeira grande experiência de mobilidade internacional segura em Espanha”, lê-se no site da principal feira de turismo espanhola, que pretende relançar o turismo a nível global.
A realização do evento foi ratificada pelo Ministério da Indústria, Comércio e Turismo do Governo de Espanha, que esteve reunido, a 19 de fevereiro, com os representantes da IFEMA e de todos os organismos envolvidos na sua realização. Reconhecida peloGoverno como Evento de Excecional Interesse Público, afeira internacional conta, assim, com o apoio necessário para ser uma “plataforma de impulso para o setor do turismo e das viagens”, e com todos os recursos para fazer deste um evento seguro.
“A realização da Fitur é uma boa notícia, porque permite mostrar ao mundo que Espanha é sinónimo de um destino de qualidade e seguro. Além disso, a Fitur vai ser uma montra global para debater iniciativas como os passaportes sanitários, os corredores turísticos, os testes de diagnóstico, etc., mas também representa um marco para o setor turístico, que enfrenta 2021 com otimismo, com a chegada das vacinas que oferecem um horizonte para a reativação do setor”, refere Reyes Maroto, ministra da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha.
Especial atenção à segurança
Para maximizar a segurança de todos os participantes, a IFEMA desenvolveu um protocolo de segurança, que inclui várias medidas: a obrigatoriedade dos testes PCR no destino de origem e dos testes rápidos no local, controlos de capacidade, distâncias de segurança, eliminação do contacto direto por meio de registo digital, entre outras. Foi ainda incorporada a mais recente tecnologia para a segurança sanitária, contagem de participantes e, especialmente, para a renovação do ar nos pavilhões.
Neste capítulo, a IFEMA adianta que todos os pavilhões vão estar dotados de um sistema de ventilação que permite garantir 100% de ar exterior, sendo capazes de renovar todo o ar do pavilhão em pouco mais de 20 minutos, mantendo a temperatura de conforto necessária.
José Vicente de los Mozos, presidente do Comité Executivo da IFEMA, assegura que a organização está a concentrar todos os esforços para proteger a realização da Fitur 2021, evento que “acolhe as esperanças dos diferentes atores de uma indústria que precisa de acelerar a sua recuperação e que se revelou, agora mais do que nunca, como o grande motor da economia”. Acrescenta que a IFEMA conta “com os protocolos e condições suficientes para que este evento decorra dentro dos mais elevados padrões de segurança sanitária”.
Oportunidades de negócio na Fitur MICE
O segmento do turismo de reuniões e das viagens de negócios vai ter espaço no Fitur MICE, que se vai realizar dois dias antes da Fitur 2021, a 17 e 18 de maio. Este “ponto de encontro B2B entre a oferta e a procura do turismo de reuniões, congressos e viagens de negócios” vai proporcionar oportunidades de negócios e atividades de networking aos participantes.
A cerca de três da realização da Fitur, a resposta empresarial à Fitur MICE tem sido “muito positiva”, havendo já o registo de 54 empresas de 16 países, por parte da oferta, nos quais se incluem grupos hoteleiros, entidades de turismo, destinos nacionais e internacionais, venues e empresas de serviços de tecnologia, entre outros. Do lado da procura, estão registados, até ao momento, mais de 250 hosted buyers, de 46 países. Segundo a IFEMA, estes primeiros dados revelam “a necessidade de retomar o contacto, encontrar oportunidades de negócio e dinamizar a atividade deste segmento chave para o turismo e a economia dos países”.
A Fitur MICE conta com a colaboração da MITM Events, empresa especializada na organização de eventos B2B para o setor MICE, e com o apoio da rede de delegações da IFEMA em todo o mundo.