Congresso da APAVT: o turismo reencontra-se em Aveiro

10-11-2021

O 46º Congresso da APAVT decorre de 1 a 3 de dezembro.

Com o tema ‘Reencontro’, Aveiro prepara-se para acolher o 46º Congresso da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, marcado para entre os dias 1e 3 de dezembro. Já é conhecido o programa provisório do congresso, que vai reunir centenas de profissionais ligados ao setor do turismo.

Depois da cerimónia de abertura, tem lugar a rubrica ‘10 minutos à…’ com Pedro Simas, virologista e investigador do Instituto de Medicina Molecular; um momento que tem como tema ‘A pandemia em Portugal e EU já terminou!’. Segue-se a primeira sessão do congresso, intitulada ‘Recuperação pós-Covid: tendências globais, europeias e nacionais’, com Paulo Portas, ex-político e empresário, que vai partilhar a sua visão sobre as questões do crescimento, as incertezas da retoma e o futuro a economia. O primeiro dia termina com ‘10 minutos à… Miguel Cardoso Pinto’ (EY Parthenon Portugal), com o tema ‘Porque é que a EY Parthenon e os agentes de viagens estão a olhar para o futuro?’.

O segundo dia começa com ‘10 minutos à… Luís Rodrigues’ (Grupo SATA), com o tema ‘E a SATA, o que tem andado a fazer?’. Segue-se a segunda sessão do congresso, que tem como tema ‘Tendências do consumidor, capacidade da oferta e velocidade da retoma’. Sílvia Mosquera (TAP Portugal), Frédéric Frère (Travelstore – American Express GBT), Francisco Pita (ANA Aeroportos/Vinci), Joaquim Monteiro (Luísa Todi DMC) e Marios Kammenos (Four Ways Travel DMC, Grécia – a confirmar) vão abordar algumas tendências visíveis do consumidor, a necessidade da manutenção de pilares básicos da oferta turística e as diferentes velocidades da retoma.

Logo depois arranca a sessão ‘E agora, sem orçamento?’, com um painel de especialistas liderado por Camilo Lourenço, jornalista e professor universitário, que vai analisar as consequências da não aprovação do Orçamento de Estado. Segue-se a sessão ‘A ameaça do lixo marinho’, com Miguel Lacerda (CascaiSea), que vai falar sobre a necessidade da preservação da natureza enquanto fator de sobrevivência do turismo.

No terceiro e último dia de congresso, o programa apresenta ‘10 minutos à… DECO’, nos quais agências de viagens e consumidores reforçam parceria. A quinta sessão, intitulada ‘Sustentabilidade – sim ou sim!’, vai abordar a pressão da procura turística, a certificação ambiental das empresas portuguesas, o case-study dos Açores e a resposta global do destino Portugal. A sessão vai contar com Carolina Mendonça (Açores DMO), Leonor Picão (Turismo de Portugal), Frank Oostdam (ANVR), Naut Kusters (Travelife) e Catarina Cymbron (Melo Viagens), na moderação. Antes da cerimónia de encerramento, há ainda tempo para uma conversa com Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, que vai falar sobre os temas mais quentes da atualidade.