Dia livre em La Valletta?
11-09-2017
# tags: Malta , Destinos , Viagens , Dia Livre
Classificada como Património Mundial da Unesco, La Valletta é uma espécie de viagem no tempo. É abençoada pela luz, pelas suas influências históricas, pela arquitectura magnífica e pela arte. Há muito para ver na capital da ilha de Malta, que prova que o tamanho não é tudo!
Passear a pé pela cidade
Embora seja um conselho mais ou menos óbvio, dado até o tamanho da cidade, é a pé que se pode sentir o pulsar desta cidade. Vagueando pelas artérias estreitas que a compõem, pode apreciar a arquitectura das casas, as varandas trabalhadas e coloridas, os batentes das portas, os fortes e as fortificações... e sentir-se por momentos no meio de uma viagem ao passado.
Visitar a Concatedral de São João
A Concatedral de São João é um dos principais atractivos da cidade. O imponente templo, onde jazem centenas de cavaleiros da Ordem de Malta, tem inúmeros frescos e painéis trabalhados em madeira e pedra. É no Museu que pode ser visitada a obra ‘A Decapitação de João Baptista’ (1608), a única tela assinada por Caravaggio.
Conhecer a história da cidade
É através dos muitos monumentos que se conhece também a história da cidade. La Valletta tem imensas atracções, como o Teatro Manoel, a Casa Rocca Piccola, a Igreja do Naufrágio de São Paulo, o Palácio do Grão-Mestre, o Museu Nacional de Arqueologia e o de Belas Artes e os Jardins Superiores Barrakka, com vistas para Porto Grande. Consoante as preferências, há muito por onde escolher.
Cultura na Royal Opera House
Situada ao lado do Parlamento de Malta e concluída em 1866, a Royal Opera House foi durante anos o ponto de encontro cultural da cidade e dos amantes de música clássica. Em 1863, os interiores foram destruídos por um incêndio, mas a casa foi restaurada. Tornou-se depois um dos símbolos da destruição causada pela II Guerra Mundial, após ter sido bombardeada pelas tropas alemãs. Anos mais tarde reabriu, como sala de espectáculos ao ar livre e ainda hoje é possível ver arte entre as colunas deste edifício histórico.
À beira-mar a ver as vistas
Banhada pelo Mediterrâneo, La Valletta conta com espaços para uma pausa à beira-mar, sendo um deles o La Valletta Waterfront, junto ao ponto onde chegam os cruzeiros. A larga rua dá espaço a esplanadas de bares e restaurantes e, dependendo do dia, a recriações histórias e animação de rua.
Maria João Leite
© Maria João Leite Redação
Jornalista