Dia livre em Sófia?
09-05-2017
# tags: Bulgária , Destinos , Viagens , Dia Livre
A capital da Bulgária tem vários pontos de interesse, concentrados no centro da cidade, e facilmente acessíveis de metro. A arquitectura soviética imponente mistura-se com igrejas e catedrais e mercados de antiguidades vão aparecendo pela cidade, onde se pode comprar algo tão banal como um íman ou então “artefactos” da segunda Guerra Mundial.
À chegada à estação de metro de Serdika, é possível logo observar ruínas antigas, do tempo dos romanos que estão espalhadas um pouco por toda a cidade. Saindo da estação, encontra-se a Mesquita Banya Bashi, com 500 anos, e que é a única em funcionamento na cidade.
Descendo a avenida principal que corta a cidade, é bem visível o palácio presidencial austero e em estilo soviético. A não perder, escondido num pátio dentro do complexo ministerial de Sófia, Svety Georgi Rotunda é uma igreja antiquíssima, num local que data do tempo dos romanos. Passou a ser igreja na altura da conversão do império que dominava Roma.
A Igreja russa, ou Igreja de São Nicolau, aparece um pouco abaixo, na mesma avenida principal de Sófia. Construído no século XIX, este belíssimo local de culto é intimista e sossegado. Os turistas podem assistir, desde que sem fazer barulho, às cerimónias que lá se realizam.
O ex libris da cidade é a catedral Alexander Nevsky, ortodoxa, também construída no século XIX, em estilo neo-bizantino, em homenagem aos soldados russos que morreram na guerra russo-turca de 1877-1878. Foi dedicada ao santo Alexander Nevsky, um dos heróis da região.
Alexandra Noronha