EasyJet inaugura nova base sazonal no Aeroporto de Faro
16-06-2021
A operar desde 1 de junho, a base sazonal da easyJet no Aeroporto Internacional de Faro foi ontem oficialmente inaugurada. Três aeronaves A320 vão ter base no aeroporto em Faro, a terceira base operacional da companhia aérea em Portugal, depois de Lisboa, ativa desde 2012, e do Porto, desde 2015.
“É com enorme satisfação que hoje inauguramos de forma oficial a nossa base no aeroporto de Faro. Apesar dos desafios que os setores da aviação e do turismo estão a enfrentar devido à pandemia, esta nova abertura vem demonstrar o compromisso da easyJet com Portugal, enquanto companhia aérea que contribui para o crescimento sustentável do país e da restante rede europeia”, refere Johan Lundgren, CEO da easyJet para Portugal, acrescentando: “Estamos em processo de recuperação e a abertura desta base sazonal permite responder de forma positiva à procura crescente que é esperada em toda a Europa nos meses de verão. Queremos continuar a contribuir para a economia local e estamos satisfeitos por termos conseguido criar mais de 100 empregos nesta nova base. Esperamos receber mais clientes no Algarve neste verão e nos próximos anos.”
Além do CEO da easyJet, oevento de inauguração contou com a presença de Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Hugo Santos Mendes, secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, e Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Airports.
“A VINCI Airports tem vindo a seguir uma ambiciosa estratégia de investimento no aeroporto de Faro e a nova base da easyJet é resultado do sucesso dessa mesma estratégia. O aeroporto de Faro é atraente para as companhias aéreas por ser uma porta de entrada de qualidade, eficiente e amiga do cliente na fantástica região do Algarve”, afirma Nicolas Notebaert.
Esta base sazonal vai funcionar entre os meses de março e outubro e vai ter três aviões alocados a operar em 21 rotas de e para Faro, ligando a cidade portuguesa a Amesterdão, Basileia, Belfast, Berlim Brandemburgo, Bordéus, Bristol, Genebra, Glasgow, Liverpool, Londres Gatwick, Londres Luton, Lyon, Manchester, Milão MXP, Paris CDG e Paris Orly, além de cinco novas rotas que vão ser lançadas para o Luxemburgo, Munique, Lille, Toulouse e Zurique.
“Este investimento é muito importante para Portugal, para a região do Algarve e para a easyJet. Estamos certos de que será uma operação bem-sucedida e que irá com toda a certeza crescer em número de aviões e de ligações”, frisa o ministro Pedro Nunes Santos, adiantando: “Saliento a importância de existir uma companhia aérea que aposta no nosso país em plena pandemia. Num momento em que os setores do turismo e da aviação se contraem em todo o lado, esta abertura reflete uma aposta no nosso país. A easyJet é, sem dúvida, uma companhia aérea com uma excelente relação com o Estado português, de um grande respeito mútuo.”
Avança a companhia aérea em comunicado que, ao longo dos últimos 22 anos, transportou mais de 20 milhões de passageiros de e para o Algarve, “contribuindo significativamente para a economia da região e para a sua promoção turística a nível internacional”, lê-se. Com a abertura da nova base, a easyJet criou cerca de 100 novos empregos diretos sob contratos portugueses.
“A abertura da nova base da easyJet em Faro é uma notícia muito positiva para a região e para a economia do país, uma clara manifestação de confiança no futuro de Portugal, numa altura em que este atravessa vários desafios”, sublinha o ministro Pedro Siza Vieira, acrescentando: “Em Portugal, o transporte aéreo é indispensável tanto para a nossa conectividade, como para a nossa recuperação económica. Nesse sentido, continuaremos a trabalhar com as companhias aéreas para que possamos proporcionar aos passageiros as melhores viagens e condições de acesso.”