Indústria dos eventos no combate às alterações climáticas

10-11-2021

Profissionais da indústria apresentaram um compromisso na COP26.

Alguns representantes da indústria dos eventos – venues, organizadores de eventos, fornecedores e associações – estiveram esta quarta-feira presentes na Cimeira do Clima (COP26), que decorre em Glasgow, na Escócia, para apresentar o compromisso ‘Net Zero Carbon Events’, de forma a contribuir para o combate às alterações climáticas, informa o Joint Meetings Industry Council (JMIC). O documento foi desenvolvido numa colaboração da indústria, promovida pelo JMIC, com o apoio das Nações Unidas e de representantes de todo o setor.

A ideia é que este seja um ponto de partida para todo o trabalho que falta fazer na indústria para um futuro sustentável dos eventos. Muitas empresas e organizações do setor já adotaram estratégias e práticas de sustentabilidade, mas o caminho é longo. Daí ter sido lançado o compromisso ‘Net Zero Carbon Events’, assumido, desde logo, por mais de uma centena de empresas de todo o mundo.

O compromisso passa pela apresentação, até ao final de 2023, do processo para alcançar o objetivo de ‘net zero carbon’ em 2050, em linha com a exigência do Acordo de Paris no que toca à redução das emissões globais de gases com efeito de estufa em 50% em 2030; pela colaboração com parceiros, fornecedores e clientes para impulsionar mudanças em toda a cadeia de valor; pela medição e rastreamento das emissões, de acordo com as melhores práticas da indústria; e pela apresentação de relatórios sobre o progresso de dois em dois anos.