IT&CMA aponta tendências para os eventos de negócios

31-08-2021

A IT&CM Asia indicou quatro tendências que vão continuar a moldar o setor.

O futuro próximo ainda é incerto. Apesar de estarem cada vez mais pessoas vacinadas no mundo inteiro e de as fronteiras estarem a reabrir, o aparecimento das novas variantes do vírus e as naturais mudanças nas orientações governamentais condicionam o planeamento de eventos presenciais e de grandes dimensões. E é à luz deste cenário que a IT&CM Asia, que se vai realizar virtualmente de 28 a 30 de setembro, indica no seu blogue quatro tendências que vão continuar a moldar os eventos de negócios no pós-pandemia.

 

Venues preparados para todo o tipo de eventos. É importante que os venues se preparem para todo o tipo de eventos, sejam eles presenciais, híbridos ou totalmente virtuais. A pandemia obrigou os venues a redefinirem os seus espaços e a capacitarem-se com a tecnologia e as infraestruturas necessárias. A IT&CM Asia dá o exemplo do International Convention Centre Sydney, que lançou um Media Studio com soluções para eventos digitais, e de vários hotéis em Singapura (como o Pan Pacific Singapore, o Centennial Singapore e o JW Marriott Sinpagore) que apresentaram estúdios e soluções para reuniões híbridas.

Educação e conteúdos importantes. Os eventos híbridos apresentam-se como uma solução que veio para ficar nos próximos anos e isso torna importante criar uma boa experiência, com conteúdos educativos envolventes, que mantenham a atenção dos participantes, e com oportunidades de networking. A IT&CM Asia e a CTW Asia-Pacific, que este ano voltam a realizar-se virtualmente, sublinham a importância do conteúdo educativo e prepararam para a próxima edição do evento sessões orientadas por líderes nacionais e internacionais do setor, com as parcerias da PCMA (Professional Convention Management Association), ICCA (International Congress and Convention Association), IAPCO (International Association of Professional Congress Organizers), SITE (Society of Incentive & Travel Executives), entre outras entidades.

 

eventpoint eventos events meetingsindustry mice tendencias sustentabilidade itcma

 

Sustentabilidade em foco. Embora sejam um importante impulsionador económico, os eventos de negócios são também uma fonte significativa de desperdício, devido aos excessos alimentares e aos brindes e lembranças não utilizados. Essa fraqueza é cada vez mais reconhecida e muitos venues na região da Ásia-Pacífico estão a trabalhar com foco na sustentabilidade. Exemplo disso, avança a IT&CMA, é o Melbourne Convention and Exhibition Centre que desenvolveu uma nova estratégia de sustentabilidade em cinco anos e que tem como objetivo eliminar os plásticos de utilização única, desviar os resíduos de aterros sanitários até 2025 e ser totalmente alimentado por energia renovável em 2028, entre outras metas. Também o Tokyo Convention & Visitors Bureau lançou ofertas sustentáveis para que os organizadores de eventos de negócios optassem pela capital japonesa para a realização dos seus eventos de forma social e ambientalmente mais responsável. A ‘Sustainability Experience in Tokyo’ apresenta a riqueza histórica e cultural da cidade através de 11 programas pensados para contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Construir uma força de trabalho MICE pronta para o futuro. O tempo de paragem deve servir também para a revisão e preparação dos processos e modelos de negócio, aproveitando a oportunidade para as empresas requalificarem e aprimorarem a sua força de trabalho. Associações como a PCMA e a IAPCO, por exemplo, apoiaram a formação dos seus membros, através de bolsas educativas ou de uma plataforma virtual de formação. A nível regional, o Departamento de Turismo das Filipinas lançou o The Philippine Tourism Human Capital Development Plan, um plano para 2021-2025, pensado para garantir mão-de-obra qualificada. Também o Thailand Convention & Exhibition Bureau está a proporcionar cursos em diversas temáticas do setor MICE, como viagens de incentivo ou organização de eventos profissionais e sustentáveis, por exemplo.