Macau apresenta plano de três fases para recuperação do turismo

20-05-2020

O número de visitantes sofreu uma forte quebra nos primeiros quatro meses do ano.

O Conselho para o Desenvolvimento Turístico (CDT) de Macau esteve reunido na terça-feira para auscultar a situação do setor do turismo. A Direção dos Serviços de Turismo (DST) apresentou um plano de recuperação para o setor, a ser realizado em três fases.

A primeira fase contempla um programa promocional de apoio à indústria local, “preparando o terreno a nível nacional e do exterior”, lê-se no portal do Governo de região. Na segunda fase, mediante a evolução da situação da pandemia, estão previstos trabalhos de promoção e excursões gratuitas de meio dia para os visitantes que pernoitarem na cidade. “Na terceira fase, consoante a recuperação do mercado internacional, serão definidos planos preparatórios para a recuperação da indústria, com foco no lançamento de medidas de incentivos para redes de transportes aéreos, marítimos, autocarros transfronteiriços, entre outros.” Além disso, a DST disse estar em contacto com os operadores turísticos, para realizar viagens locais e a Hengqin, de forma a contribuir para a revitalização da economia.

De acordo com a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura e presidente do CDT, Ao leong U, nos primeiros quatro meses deste ano, o número de visitantes registou uma forte descida em termos anuais, devido ao impacto da pandemia. A responsável disse ainda esperar que no futuro Macau possa atrair mais visitantes, através do lançamento de itinerários mais aprofundados e da organização de grandes eventos desportivos.