Moscovo “está a tornar-se cada vez mais interessante para os negócios”
18-12-2019
A atratividade turística de Moscovo aumenta de ano para ano. Mas não é só para lazer que a capital russa é procurada. A cidade “está a tornar-se cada vez mais interessante para os negócios”, como explica Ksenya Bokyova, sub-diretora de Relações Internacionais e Gestão de Eventos do Moscow City Tourism Committee. Moscovo tem participado em feiras internacionais e realizado campanhas de promoção. As infraestruturas, o sistema de transportes, as facilidades para a meetings industry e a capacidade hoteleira são um garante de que a cidade está mais do que preparada para acolher grandes eventos internacionais.
Qual a estratégia da cidade relativamente ao setor MICE?
Em 2019, Moscovo participou em oito grandes feiras de turismo: o World Travel Market (WTM) Latin America, no Brasil; o Arabian Travel Market (ATM), no Dubai; o Seoul International Tourism Industry Fair (SITIF); o International Travel Expo (ITE), em Hong Kong; o Beijing International Tourism Expo (BITE); a ITB Asia, em Singapura; o World Travel Market (WTM), em Londres; e a IBTM World, em Barcelona. Durante este período, o stand expositor de Moscovo foi visitado por dezenas de milhares de pessoas e os expositores realizaram milhares de reuniões e negociações. Em 2019, com o stand renovado, Moscovo venceu um total de seis prémios, dois dos quais no WTM, em Londres. Em 2020, Moscovo vai continuar a apresentar o seu potencial turístico além-fronteiras, estabeleceu uma apropriada promoção MICE da cidade e vai participar em oito eventos internacionais no Brasil (WTM Latin America), Alemanha (ITB Berlin), Índia (ITB India), Espanha (Fitur), China (ITB China), Singapura (ITB Asia), França (IFTM TOP RESA) e Moscovo (MITT). Além disso, promovemos campanhas de comunicação em grande escala na Europa, para atrair grandes negócios e eventos de entretenimento de nível mundial para Moscovo.
Quais são as mais valias do destino para acolher reuniões, eventos e incentivos?
Moscovo tem as infraestruturas necessárias, suficientes para acolher qualquer feira ou conferência. Os centros de congressos e as cadeias de hotéis conseguem satisfazer as necessidades de praticamente qualquer público, sem referir os grupos de negócios e os ‘bairros comerciais’. Os seus padrões e a sua qualidade vão ao encontro dos padrões internacionais requisitados. Juntamente com as magníficas infraestruturas e facilidades para reuniões, Moscovo tem uma das mais fortes comunidades científicas do mundo, representada por instituições de pesquisa, universidades, filiais de associações internacionais, entre outros. Uma das vantagens é o facto de ser facilmente acessível de qualquer parte do mundo. Existem quatro aeroportos internacionais – Domodedovo, Sheremetyevo, Vnukovo e Zhukovsky – e nove estações de comboios perto do centro da cidade. O tráfego de passageiros em 2018 passou os 97,5 milhões de pessoas. Um sistema de transporte urbano bem desenvolvido faz a ligação o todos os distritos de Moscovo. O metro é o principal meio de transporte para os não residentes e para quem visita a cidade. Durante o dia, é conveniente viajar de autocarro, elétrico e de autocarro elétrico ecológico; à noite, de autocarro – algumas rotas operam 24 horas por dia, todos os dias. A cidade tem cerca de 50 mil táxis e existem quase 25 mil carros partilhados. De acordo com um site de pesquisa de viagens, Moscovo está na sétima posição entre as capitais europeias e está no Top 20 das capitais do mundo com mais hotéis cinco estrelas acessíveis. De acordo com o TripAdvisor Travelers, o Top 25 dos melhores hotéis na Rússia inclui dez hotéis de Moscovo. A cidade desenvolveu um sistema de navegação unificado, que inclui todos os tipos de transporte público. Até um viajante inexperiente, que não fale russo, pode escolher rotas e transfers convenientes. É interessante caminhar por Moscovo, andar de bicicleta, passear em cruzeiros no rio e nos autocarros turísticos… Moscovo é uma cidade global, centro de cultura e de negócios. A cidade causa uma grande impressão e proporciona uma grande variedade de oportunidades diferentes para os seus visitantes. Em Moscovo, todas as pessoas podem encontrar algo adequado aos seus gostos durante todo o ano. Atualmente, o conceito de “sazonalidade” está quase nivelado. Os muitos feriados e festivais têm um papel importante nisso, pois tornaram-se numa nova atração de Moscovo, que chama ativamente pessoas de todas as regiões da Rússia e, recentemente, de fora do país.
E quais são as fraquezas? O que falta para a cidade ser mais competitiva?
Hoje, Moscovo é cada vez mais reconhecida como um centro de turistas internacionais. Está constantemente a desenvolver e a melhorar as suas infraestruturas para tornar a estadia na cidade o mais confortável possível. Todos os anos, torna-se cada vez mais competitiva, como comprovam várias avaliações. Por exemplo, em novembro, Moscovo venceu o ‘World’s Leading City Destination’ de um dos prémios mais prestigiados da indústria, os World Travel Awards. E a grande gala final dos World Travel Awards de 2020 vai realizar-se em Moscovo.
Que investimentos têm sido feitos e que projetos existem para o futuro?
Moscovo mostrou recentemente ao mundo inteiro que está pronta a receber grandes eventos internacionais. A 14 e 15 de setembro, Moscovo acolheu um programa especial no âmbito da 23ª Sessão da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO). Durante dois dias, mais de 270 ministros, delegados e representantes dos setores público e privado de mais de 60 países participaram em sessões de trabalho, reuniões oficiais e eventos culturais. Embora tenha sido a primeira vez que a Rússia participou no evento, tudo foi organizado na perfeição.
Sobre MICE venues, o que Moscovo tem para oferecer?
Como capital do maior país do mundo, Moscovo abriu-se a novas oportunidades nas viagens de negócios e agora oferece uma variedade de ideias para grupos de incentivos de todo o mundo, com todo o tipo de interesses. Moscovo oferece uma grande variedade de venues para grupos MICE, como mansões históricas no centro da cidade, espaços modernos em arranha-céus, 60 metros de salas subterrâneas, bem como 200 metros em salas elevadas com vistas fantásticas sobre a cidade. O centro de exposições do país tem sido historicamente lugar para os maiores eventos da indústria. A VDNH Expo proporciona serviços abrangentes para a organização de feiras e congressos – desde o aluguer de espaços de exposição multifuncionais, salas de conferência e de reuniões de diferentes capacidades, até ao design e construção de stands, organização para a participação em feiras, publicidade e apoio de Relações Públicas, apoio no encaminhamento de cargas.
E quanto à capacidade hoteleira?
Em Moscovo há uma indústria hoteleira bem desenvolvida, que inclui cerca de 1.800 hotéis e outras acomodações similares. Existem 42 hotéis a operar com marcas das principais cadeiras hoteleiras mundiais, com um número total superior a 13 mil quartos: o FourSeasons, Hilton Hotels & Resorts, Holiday Inn, InterContinental, Kempinski Hotels & Resorts, Marriott Hotels & Resorts, Radisson, Ritz Carlton, Swissotel, etc.. Graças aos preços acessíveis, o número de hóspedes triplicou e chegou às 14 milhões de pessoas. Em média, os hotéis estão 77% completos.
Qual é o peso do turismo de negócios no número de visitantes internacionais? Quais são os números?
A atratividade da cidade está a aumentar ao longo dos anos e está a tornar-se cada vez mais interessante para os negócios: os organizadores de eventos escolhem Moscovo como um destino para conferências de calibre internacionalde forma mais frequente. Além disso, Moscovo é uma cidade central para eventos regionais e conferências. Portanto, 41,5% das chegadas de turistas dos países da Commonwealth a Moscovo são para eventos de negócios e viagens corporativas.
Maria João Leite