Novas regras de testagem: as recomendações da DGS
16-06-2021
Na norma, a DGS recomenda a realização de rastreios laboratoriais em eventos familiares, culturais e desportivos, a partir de determinado número de participantes.
Assim, devem realizar-se testes: “Nos eventosde natureza familiar, designadamente festas de casamento, batizados e aniversários, bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes, nos termos do Plano de Promoção da Operacionalização da Testagem para SARSCoV-2, sempre que o número de participantes seja superior a 10”, lê-se no documento.
Nos eventos de natureza cultural ou desportiva, a DGS recomenda a testagem “sempre que o número de participantes/espectadores seja superior a 1.000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado”. Sempre que seja este o número também em eventos de natureza cultural, cuja venda de bilhetes já se encontre iniciada à data da atualização desta norma, a DGS recomenda aos promotores a avaliação da possibilidade de realização de testes.
No que toca às empresas, a DGS recomenda a testagem com uma periodicidade de 14 em 14 dias, nos locais de maior risco de transmissão, como explorações agrícolas e o setor da construção, nos serviços públicos e nos locais de trabalho com 150 ou mais trabalhadores.
A norma atualizada pode ser consultada aqui.
©Imagem de Thorsten Frenzel por Pixabay.