Promo MZ colhe frutos no mercado moçambicano
07-01-2019
# tags: Moçambique , Agências , MICE , Eventos , Destinos
A agência de eventos moçambicana Promo MZ, do grupo DHD Consulting & Holdings, é uma destas empresas, que já prevê crescer 175% este ano, em relação a 2017 acompanhando a evolução não só da casa-mãe, mas também da economia daquele país africano.
Em entrevista à Event Point International, Inês Ferreira d’Almeida, directora executiva da empresa, contou que a agência “aposta em vários eixos de actuação” e deu conta da estratégia que tem vindo a prosseguir para ganhar quota de mercado em Moçambique.
O mercado daquele país está em expansão sendo que a directora executiva garantiu que apresenta um elevado “potencial”. Para Inês Ferreira d’Almeida, Moçambique “é um país muito atraente para os investimentos internacionais, tendo-se sentido cada vez mais sinais de procura das empresas nesta área de negócio. O crescimento da procura acontece muito por causa da retoma económica alavancada pelas oportunidades geradas pelos mega-projectos de petróleo, gás natural e carvão natural e complementadas por oportunidades de investimento em sectores a agricultura, o turismo, entre outros”, garantiu.
Entre os eixos de actuação da agência, conta-se “a organização de eventos corporativos, onde se destacam a produção de conferências, galas e eventos institucionais”. Além disso, a Promo MZ aposta na “activação de marca” onde também abrange “uma área especializada em produção de espectáculos” e ainda no “design gráfico”.
“Temos uma oferta verdadeiramente completa, 360º, sendo uma enorme vantagem competitiva o facto de integrarmos o Grupo Consulting & Holdings”, salientou Inês Ferreira d’Almeida.
A empresa já aumentou o volume de vendas este ano em mais de 50% face ao ano inteiro de 2017, avançou a agência, sem revelar dados concretos de facturação.
Inês Ferreira d’Almeida avançou ainda que a aposta do grupo nesta área de negócio está relacionada com uma estratégia que pretende “oferecer aos parceiros e clientes soluções inovadoras e complementares ao negócio de media que é a génese do grupo”.
A agência acredita que este é “um mercado em crescimento”, e está atenta a “oportunidades”. “Valorizamos as parcerias com outros mercados com destaque para a África do Sul e Portugal”, referiu a líder da agência.
Inês Ferreira d’Almeida contou ainda que a Promo MZ já produziu mais de 100 projectos entre 2017 e 2018. “Um dos melhores exemplos é o MOZEFO – Fórum Económico e Social de Moçambique, um evento moçambicano de referência internacional que conta já com duas edições em 2015 e 2017 e que irá novamente acontecer em 2019. Este é o maior evento organizado em Moçambique e conta com a presença de antigos Chefes de Estado e líderes de grandes empresas internacionais”, adiantou a gestora.
A agência está também a trabalhar em eventos como a MOZTECH, evento e feira de negócios do país relacionada “com a inovação e as novas tecnologias, o evento 100 Maiores PME e o MOZGROW, um evento dedicado ao agronegócio”, segundo a mesma fonte.
A PromoMZ trabalhou também em eventos como a Conferência Internacional de Turismo Baseado na Natureza, “co-organizada pelo Ministério de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) e pelo Banco Mundial, que reuniu em Maputo responsáveis empresariais de todo o mundo”, adiantou a directora executiva da empresa.
Inês Ferreira d’Almeida admitiu que a maioria dos eventos têm lugar na capital moçambicana, mas a agência pretende descentralizar o sector. A empresa foi uma das responsáveis pela organização de “uma conferência internacional da Anadarko [uma petrolífera americana] e do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) que juntou mais de 800 empresários e altos quadros do Estado no Seminário de Oportunidades Locais, em Pemba, Província de Cabo Delgado”.
A agência esteve também presente em eventos internacionais como o MOZEFO Portugal em 2016 e o MOZEFO África do Sul em 2017.
A DHD Consulting e Holdings é dona de várias empresas na área de media e comunicação em Moçambique, incluindo o grupo Soico, que detém dois canais de televisão, a STV e STV Notícias, uma emissora de rádio (SFM), um jornal diário (O País) e uma plataforma online.
Além da Promo MZ, a holding inclui ainda a Invent com equipamentos audiovisuais, a Interactive na área de tecnologias de informação e a Bright, empresa de comunicação, publicidade e produção de conteúdos.