Quando as pessoas se reúnem, a magia acontece

28-02-2020

Na minha recente visita ao Brasil tive a oportunidade de participar na entrega dos MCI Awards, iniciativa que a MCI Brasil desenvolveu para dar destaque aos melhores eventos internos, premiando clientes e reconhecendo também os colaboradores.

Especialista mundial no envolvimento de pessoas e na ativação de marcas, desde 1987, a MCI incentiva o desenvolvimento de comunidades através de eventos criados em mais de 61 escritórios em 31 países. Só no Brasil, a empresa conta com mais de 200 colaboradores, distribuídos nos escritórios do Rio de Janeiro e em São Paulo, e todos os projetos realizados entre julho de 2018 e julho de 2019, num total de 800 eventos, estavam aptos a concorrer.

Os próprios profissionais envolvidos nos projetos é que fizeram a inscrição dos mesmos, num total de 24 projetos. Clientes como Amazon Web Services, Renault, International Federation of Gynecology and Obstetrics, Warner Bros, MSD e Roche estiveram entre os 10 finalistas escolhidos pela direção executiva da MCI Brasil. Os projetos foram avaliados segundo as cinco categorias que refletem o Horizon2025, um plano global da MCI Group que enfatiza: sustentabilidade, uso de tecnologia, otimização de recursos, criatividade colaborativa e superação de KPI’s.

Os cinco vencedores escolhidos através de votação popular foram: Labace 2018, AWS Summit 2019, o evento de Machine Learning Papis.io, FIGO Congress 2018 e a viagem de incentivo para a Renault, DOTY Game of Dealers.

Para André Carvalhal, diretor geral da MCI Brasil, “a iniciativa é o reconhecimento do compromisso de cada talento da MCI e da combinação entre análise técnica e resultados de cada evento, gerando estudos sobre processos e diagnósticos construtivos de cada entrega”, comenta.

A cliente, Lisandra da Silva, coordenadora comercial da Renault, que teve o case de incentivo premiado com um primeiro lugar, manifestou orgulho pelo prémio. “Com um relacionamento mais próximo, a comunicação entre ‘cliente e agência’ flui melhor. Desta forma, fica mais fácil de entrar em acordo e atingir as expectativas dos premiados, requesito essencial nesta campanha de incentivo. As discussões são mais saudáveis e produtivas, com certeza é uma via de dois sentidos, onde as duas partes só tendem a ganhar”.

O evento contou ainda com um vencedor escolhido por um júri formado por especialistas do mercado MICE brasileiro, que avaliou os cases, os respetivos desafios, ROI, superações e os legados que deixaram para a MCI, para os clientes e para o mundo dos eventos de uma forma geral. Este júri decidiu entregar o prémio Pétala de Ouro ao FIGO Congress 2018 - World Congress of Gynecology and Obstetrics.

Na opinião da gestora de Marketing Latam, que defendeu o case da International Federation of Gynecology and Obstetrics, Marina Bezerra,“esta iniciativa inédita da MCI Brasil gera uma competição saudável entre as equipas de colaboradores e permite que sejam identificadas particularidades únicas de cada projeto”.

Destaques

. Um acordo de redução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da aviação feito com o o Governo do Mato Grosso do Sul motivou o retorno da rota Três Lagoas - Campo Grande e Três Lagoas - São Paulo, Congonhas. A operação será da VoePass, novo nome da Passaredo Linhas Aéreas, a partir de 29 de março, com vôos diários de segunda a sábado, descolando às 9 da manhã.

. E a nova Embratur arrecadou mais um prémio em feiras internacionais. Desta vez foi o de melhor expositor internacional na Travel Adventure Show, em Los Angeles. Há três anos que o Brasil não participava no evento, que promove destinos com património cultural e ecológico.

. O Convention Bureau de João Pessoa realizou este mês a sessão de posse da nova direção executiva, composta pelos Conselhos de Administração e Fiscal. Assumiram como Presidente e Vice-presidente, respectivamente, o hoteleiro Marcus Abrantes e Claudio Filho.

. Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau também renovou a direção, desta vez assumindo a presidência a empresária Adriane Hilbig, diretora do grupo Cisne Branco. A nova presidente pretende aumentar em 20% as captações de 2019 e reforçar a busca por eventos dos setores cultural, desportivo, tecnológico e do agronegócio para a região.

. Em Maceió, o trade resolveu inovar e dar posse num mesmo dia e durante o mesmo evento a sete presidentes de entidades, todas que fazem parte do Conselho Curador da Fundação para o Desenvolvimento do Turismo em Alagoas. No Maceió Convention & Visitors Bureaux tomou posse Glênio Cedrim, afirmando que os eventos e o turismo injetaram 70 milhões de reais (14 milhões de euros) na economia alagoana no último ano de 2019.

. Depois de uma longa demora, finalmente chegou ao fim a bitributação do Imposto Sobre Serviços no Live Marketing em São Paulo. A conquista foi da Ampro – Associação Brasileira e Marketing Promocional. Para entender detalhes do assunto, leia mais aqui http://ampro.com.br/2020/01/29/sao-paulo-elimina-a-bitributacao-no-live-marketing/

. Um investimento na ordem de 54 milhões de reais (cerca de 10 milhões de euros) vai ampliar o aeroporto internacional de Foz do Iguaçu. As obras de ampliação da pista de pouso e decolagem permitirá receber aviões de grande porte, em voos internacionais.

Rose de Almeida é blogger e empreendedora do setor MICE. É meeting planner na CPL Meetings & Events. Mora em Lisboa e faz a ponte entre Portugal e Brasil promovendo conhecimento, relacionamento e negócios entre os dois países