Turismo do Centro é o destino em destaque na BTL 2018
24-11-2017
O Turismo Centro de Portugal foi a região escolhida para ficar em destaque na BTL de 2018, que terá lugar entre 28 de Fevereiro e 4 de Março, segundo adiantou a directora da feira durante o congresso da APAVT (Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo) em Macau.
Acompanhada do presidente desta região de turismo, Pedro Machado, a responsável destacou a oferta diversificada do Centro, que foi muito atingido pelos incêndios deste ano. Já o líder da região salientou que "é preciso mudar a percepção do destino depois da catástrofe e é isso que vamos fazer na BTL 2018". Para isso, o Centro irá contar também com um reforço do programa Valorizar "um programa de políticas públicas para regiões de baixa densidade e um reforço de 30 para 60 milhões [neste programa] que irá permitir acomodar um conjunto de candidaturas que não tinham já orçamento".
Além disso, adiantou Pedro Machado, foi alargado o prazo de Dezembro de 2017 para Junho de 2018 e "portanto o Valorizar foi o primeiro programa objectivo para permitir acomodar mais e novas candidaturas, reforçando o orçamento para que os chamados territórios de baixa densidade e o perímetro foi alargado. Em municípios como a Marinha Grande e Alcobaça, que estavam porque não são territórios nem de interior nem de baixa densidade o perímetro e o valor foram alargados".
Pedro Machado deu ainda conta do programa de incentivos, anunciado pela Secretária de Estado, para atrair eventos para as áreas afectadas pelo fogo. "Ainda não temos o texto, sabíamos da ideia e estamos a acompanhar com o Turismo de Portugal. Tínhamos essa preocupação não apenas que o centro pudesse vir a ser escolhido pela Secretária de Estado para esse trabalho de captar esse eventos mas para um trabalho consolidado no destino é por isso criamos o "Centro Film Comission" para realizadores, produtores, etc".
Apesar das dificuldades que os fogos trouxeram à região, Pedro Machado salientou que a recuperação foi rápida e está em andamento. A região foi a que mais cresceu até Setembro, com um dado curioso: em 2016 o Centro recebeu 40.000 dormidas de sul coreanos. A região tem entre as principais prioridades o desporto, nomeadamente o surf, bem como o turismo religioso, impulsionado pela recente visita do Papa.
A Event Point está em Macau a convite da APAVT
Foto: Click and Play
A Event Point está em Macau a convite da APAVT
Foto: Click and Play