Branded Content

Novve: “Existia um gap de uma agência com o perfil da nossa”

Entrevista

08-04-2025

# tags: Agências , Porto , Eventos corporativos

Empresas do Porto e Norte são os principais clientes da agência de eventos corporativos com sede na Invicta.

“Por que é que vêm agências de Lisboa organizar eventos ao Porto?”. Esta foi a pergunta que André Novaes, CEO & Co-Founder da Novve -Events & Activations, e o sócio José Veloso fizeram antes de criar a agência de eventos corporativos, em 2020.

Com sede no Porto e um escritório em Guimarães, a Novve lançou-se no mercado decidida a colmatar esta “falha” que obrigava empresas do Norte a recorrer a Lisboa para organizar eventos de média e de grande dimensão.

“Percebemos que de facto no Porto e Norte existia quase que uma falha, um gap de uma agência com o perfil da nossa, puramente de eventos corporativos”, afirma André Novaes.


André Novaes

“Somos um país pequeno e tudo é perto, mas sempre nos fez alguma confusão esta questão e percebemos que havia aqui uma oportunidade de mercado”, acrescenta.

Numa altura em que completa cinco anos, a Novve atingiu o objetivo inicial e tem como mercado principal “clientes estabelecidos no Porto e Norte”, alguns deles estrangeiros.

“Muitos desses clientes estrangeiros vêm ter connosco por intermédio dos nossos fornecedores”, adianta André Novaes, cujo percurso de mais de 20 anos na área dos eventos passou por marcas como o Sheraton Porto Hotel & Spa, Taylors e The Yeatman.

“Criar relações de proximidade com os clientes” é, segundo o CEO & Co-Founder da Novve, o que melhor distingue a agência. “É a nossa maneira de estar”, admite.

“Valorizamos as relações de proximidade e a abertura entre as pessoas. Percebemos que isto está incutido em nós. Quer dizer, não é nada que seja pensado, isto é natural em todos os membros da nossa equipa”, sublinha.

André Novaes recorda um evento recente que realizaram em que no final lhes foi dito que pareciam “uma extensão” da equipa do cliente, por “viverem tão intensamente o evento”.

“É quase como se nós, agência, não fizéssemos mais nenhum evento, só aquele. Mas não, na semana a seguir temos outro. A nossa vida é isto. Claro, a perspetiva e o ponto de vista do cliente é sempre o de um evento único e nós temos que o assumir como tal”, explica.


“Os resultados estão à vista”

De acordo com o CEO da Novve, 2023 foi “um ano de profundo crescimento” para a agência. “Crescemos, foi um ano em que demos um salto a nível de faturação. Os resultados estão à vista”, afirma, acrescentando que 2024 correu “ainda melhor”.

Para 2025, a agência tem já “vários eventos confirmados”, sem contar com os de última hora. Com clientes “de vários anos” e para os quais organiza eventos anuais, a Novve tenta antecipar esse trabalho, mas nem sempre tem sucesso.

“Tem resultado em algumas situações, realmente enviam-nos o briefing com um maior tempo de antecedência, mas depois custam a sair as decisões. Portanto, acaba por atrasar outra vez o processo. É a realidade com que nos temos deparado ultimamente”, refere.

Por uma “questão de garantia da qualidade de trabalho e relações”, a Novve opta por manter “os mesmos parceiros” nos eventos. “Nesta fase que estamos a atravessar, em que é tudo confirmado muito em cima da hora, é um ponto a favor”, sublinha.

Com um perfil corporativo, a Novve “não entra só na coordenação e gestão do evento”. “Há todo um conjunto de fatores por trás, que muitas vezes não se veem, a não ser depois no dia do evento, que é o conceito, a parte conceptual”, remata o CEO da agência. E é sobretudo aqui que a Novve gosta de estar.

Novve – Events & Activations

919 065 060
913 009 068
info@novve.pt
www.novve.pt