Bath, Bristol e GWR combinam-se para criar incentivos memoráveis

Reportagem

17-01-2024

# tags: Venues , Incentivos , Eventos , Reino Unido , Meetings Industry , Viagens , Experiências

As primeiras impressões contam, especialmente para incentivos corporativos e convidados VIP; passar por baixo do icónico telhado de três vãos em ferro forjado e vidro da London Paddington Station é uma recordação das viagens de comboio de uma época diferente, mas também da visão de Isambard Kingdom Brunel de ‘construir uma estação segundo os meus próprios desejos’. A estação é, certamente, positiva e evoca uma sensação de aventura que cruza épocas de viagens de comboio.

Os organizadores corporativos que pretendem realizar as suas reuniões, eventos e incentivos fora de Londres, mas ainda num raio de 1,5 horas, podem colocar a sua bússola no sudoeste para uma experiência de dois centros espalhados por Bath e Bristol. Localizados a apenas 12 minutos de comboio um do outro, e ambos a menos de duas horas de Londres, esta dupla de destinos únicos e distintos oferece muitas qualidades, características, experiências e venues maravilhosamente diferentes.

Parte de toda a experiência é a viagem e, embora relativamente curta, segue os passos de viajantes de gerações passadas, levando-os às estâncias inglesas e do Canal de Bristol, no West Country, e ao extremo sudoeste de Inglaterra, como Torquay, em Devon, Minehead, em Somerset, Newquay e St Ives, na Cornualha. O GWR (Great Western Railway) era designado por alguns como ‘God’s Wonderful Railway’ e, por outros, como ‘Great Way Round’, mas era famosa como ‘Holiday Line’.

O GWR foi originalmente fundado em 1833 e, nas mãos seguras do engenheiro-chefe Isambard Kingdom Brunel, mudou para sempre a paisagem comercial e de lazer da Grã-Bretanha ao ligar Londres ao West Country e ao País de Gales. Hoje, aperfeiçoou o seu produto, que transporta consigo a sua história e património, tudo envolto numa estrutura de material circulante moderno e estações de última geração.

Entrar a bordo da carruagem de primeira classe do GWR, que aponta para Bath e Bristol, dá o tom certo. Com assentos ao estilo Eurostar, carruagens espaçosas, tomadas com terminais USB, bebidas gratuitas servidas no seu lugar, tudo isto significa que se pode ajustar aos assentos reclináveis, enquanto observa a paisagem serena e cinematográfica a passar pelas janelas da carruagem.

Os carris do comboio abrem caminho através de uma paisagem suavemente ondulada; o percurso foi especificamente selecionado por Brunel para encontrar o meio mais eficiente de assegurar a viagem mais suave entre Bristol e Londres. E, no entanto, entre estes dois pontos, o comboio passa por bosques verdejantes e aldeias pitorescas que rodeiam antigas torres de igrejas, antes de correr ao longo de canais atravessados por barcaças caracterizadas por padrões florais e geométricos pintados em cores vibrantes.

Entrelaçado com o antigo e o velho está o futuro, revelado através de campos de painéis solares e da moderna estação ferroviária de Reading, que foi objeto de uma renovação colossal e que foi inaugurada por Sua Majestade a Rainha Isabel II, em 2014; sob as coberturas modulares de aço azul metálico, a entrada original da estação e a torre do relógio do GWR, construído em 1860, foram incorporadas na remodelação ultramoderna.

Esta amálgama inteligente do antigo e do novo, que abraça a necessidade de olhar para o passado para moldar o futuro, estende-se para além do GWR e é um tema chave que marca as muitas experiências que percorrem como uma fita as principais atrações, locais e venues de Bath e Bristol. Ambas as cidades estão muito próximas geograficamente, mas são muito diferentes em termos de corpo e alma, o que as torna destinos excecionais de incentivo com dois centros.

Bath é uma cidade classificada como Património Mundial pela UNESCO e tão essencialmente inglesa quanto possível (pense em ‘Bridgerton’, filmado na cidade, ou, na verdade, no cenário de muitos filmes de Jane Austen), com arquitetura georgiana de época em cada esquina. Rodeada por uma paisagem rural ondulante, Bath é mundialmente famosa pelas suas águas termais, que têm sido apreciadas desde antes da chegada dos romanos. Se a isto juntarmos lojas ‘boutique’, restaurantes de qualidade, hotéis e parques, torna-se uma proposta super atrativa.

Bristol é uma cidade jovem, criativa e inovadora, com grandes multinacionais e empresas globais a chamarem-lhe a sua casa. Tem uma cultura urbana muito forte que produziu artistas como o mundialmente famoso artista de rua 'Banksy'. Os habitantes de Bristol são conhecidos pela sua peculiaridade, sotaque, irreverência e natureza divertida e querem que os visitantes conheçam a sua cultura próspera, a sua vida noturna de primeira classe e a sua proximidade a grandes espaços ao ar livre.

Brunel's Bristol é um legado que se estende por toda a cidade e inclui o navio SS Great Britain, a ponte suspensa de Clifton e o trilho pedestre à beira do porto de Brunel, que dão perspetiva e simbolizam as origens de Bristol em termos de inovação, ideias avançadas e espírito independente e alternativo.

Dez incentivos a considerar


Banhos romanos e Pump Room (Bath):
É impossível vir a Bath e não experimentar as suas famosas águas termais, e é ainda mais impensável não marcar na lista de desejos os banhos e templo romanos, seguidos de um chá no Pump Room do século XVIII. Datados dos séculos V e VI, os banhos romanos eram um marco importante para os romanos, que deram à cidade o nome de Aquae Sulis. Este património da UNESCO pode ser alugado para uma gama diversificada de eventos, incluindo uma receção com bebidas, ao lado das colunatas romanas com vista para as águas fumegantes, antes de passar para a requintada e elegante ‘Pump Room’ para um jantar de gala. Poucos locais podem apresentar opções tão extraordinárias num local tão emblemático, que combina 2.000 anos de história, parte do estatuto de património mundial da UNESCO da cidade e a arquitetura neoclássica sob a forma do Restaurante Pump Room, tudo à mão e tudo para aluguer.

Soprar bolas de vidro azul de Bath: Se procura um incentivo experimental que permita ao seu grupo levar para casa uma recordação criada por si, então o ‘BathAquaGlass’ preenche todos os requisitos. Bath é famosa pelo seu vidro azul, que se encontra nos vitrais da Abadia de Bath. A experiência ‘Bauble Making’ tem lugar no maravilhoso Theatre of Glass, o seu estúdio e loja localizado na Walcot Street. As bolas de vidro criadas serão assinadas à mão com a palavra ‘Bath’ e o ano.

Visita aos locais de filmagem da série da Netflix ‘Bridgerton’ em Bath: Se quer ter um incentivo de grupo que mantenha as pessoas atentas e saudáveis, então considere organizar uma visita guiada privada aos locais de filmagem em Bath da série de sucesso da Netflix ‘Bridgerton’, num passeio imersivo a pé por Bath, que inclui auscultadores para mostrar a música e os sons utilizados na série. Na terceira temporada, o elenco e a produção regressaram a Bath para algumas filmagens, incluindo cenas de rua na Edward Street, perto da Pulteney Street. O filme ‘Wonka’ foi filmado nos degraus de Parade Gardens, nas colunatas de Pulteney Weir, em Bath Street e Kingston Parade e nas ruelas da Abadia de Bath. Não é de admirar que Bath seja um destino permanente de filmagens.

Apreciar as estrelas no topo da Abadia de Bath com astrónomos: Esta magnífica abadia do século XV é verdadeiramente inspiradora, mesmo que se limite a fazer uma visita guiada a este antigo edifício ou a realizar uma reunião numa das suas salas de reuniões de última geração na cripta remodelada. Os tetos abobadados, as paredes em ouro mel e os deslumbrantes vitrais dão cor a este edifício histórico, que existe na sua forma atual desde os tempos medievais. Por que não acrescentar outra dimensão com um incentivo único de passeios de observação de estrelas conduzidos pela Bath Astronomers?

Escalar o cordame e mastro do SS Great Britain (Bristol): Se quiser testar se os seus amigos ou colegas têm medo das alturas, então, pode desafiá-los a escalar o cordame do navio até à plataforma do mastro, e depois ao longo do pátio principal do Brunel’s SS Great Britain. Atualmente um navio-museu (não lhe chamem barco, os habitantes de Bristol ficarão furiosos), concebido por Isambard Kingdom Brunel, transportou em tempos uma enorme carga de carvão para São Francisco, deu 33 voltas ao mundo e, quando foi lançado da doca seca em Bristol, era o maior navio do mundo. Uma vez conquistado o cordame, desça ao convés para uma refeição sentada ou uma receção, ou mesmo abaixo (ao nível do mar) do ‘mar de vidro’, para ver o casco a partir desta perspetiva única. Esta é a atração turística número 1 de Bristol e mais um excelente local de Bristol a considerar.

Check-in para embarcar no Concorde, na Aerospace Bristol: É um dos melhores locais para jantares de gala do Reino Unido. Imagine-se a jantar debaixo da carroçaria e das asas do Concorde, juntamente com outros 550 convidados, que é a capacidade do venue para um jantar sentado. Não se trata de um Concorde qualquer, mas sim do último Concorde a voar, juntamente com exposições que traçam a história da aviação. Os visitantes do Concorde têm a oportunidade de entrar no avião, um momento raro por si só. O Concorde é uma magnífica peça de engenharia aeroespacial, alojada no seu próprio hangar, incorporando um museu e espaços de reunião mais pequenos, incluindo um auditório, pelo que existem muitas opções para cada evento ou reunião. Se pretende impressionar os seus convidados, então este é o local ideal para o fazer.

The Wave, o destino de surf no interior de Bristol: Siga os passos dos clientes do 'Wave', como a Premier League, que o utilizaram como espaço para um fim de semana de negócios. Este lago de surf estende-se por um belo parque, combinando tecnologia, natureza e bem-estar. Permita que o seu grupo tenha uma reunião em espaços dedicados no local, antes de vestir um fato de mergulho e aprender a surfar nesta instalação de ondas artificiais ao ar livre. Os grupos podem ficar alojados no ‘The Camp’, que é uma experiência de glamping muito confortável; 25 tendas para um máximo de oito pessoas, cada uma com kitchenette e fogão a lenha.

Mercado noturno de St Nicholas: Ofereça ao seu grupo uma surpresa gastronómica e acústica no St Nick’s Night Market, espalhado pela Glass Arcade, Corn Exchange e Corn Street. Este evento acontece quatro vezes por ano no coração da cidade e é um incentivo que toca todos os sentidos; vendedores de rua, músicos e uma série de artistas fazem as delícias de uma multidão. Enquanto explora uma mistura eclética de cozinhas, fabulosamente apresentadas pela calçada, por que não tornar o momento extra especial e aparecer no Harbour Hotel para alguns famosos cocktails, na sua elegante área de bar.

Navegar e remar no rio Avon: Para os grupos que gostam de descontrair com uma bebida e apreciar os locais do Bristol Harbour, podem embarcar no ‘Bristol Packet Boat’ com teto de vidro. Também pode ser o seu meio de transporte privado entre os hotéis do centro da cidade e o histórico SS Great Britain, um local histórico e com um ambiente maravilhoso para um jantar de gala ou um cocktail. Em alternativa, porque não ver Bristol de uma perspetiva totalmente nova e fazer paddle boarding pelos canais históricos da cidade. Há poucas formas melhores de criar laços, desafiar ou recompensar a sua equipa com um dos desportos aquáticos que mais cresce no Reino Unido!

Bristol Beacon, hub da indústria musical da cidade: Na sequência de uma remodelação de cinco anos e de 131 milhões de libras, e depois de uma festa de reabertura extremamente bem-sucedida em novembro de 2023, o Bristol Beacon, a maior sala de concertos da cidade (cerca de 1.750 lugares), irá em breve vibrar com uma vasta gama de espetáculos, desde concertos de orquestra, stand-up comedy, eventos de música de dança e noites de bandas. O local foi transformado numa instalação moderna, acessível e de vanguarda, com duas salas de espetáculos de nível internacional, comum restaurante novo e luminoso, e com as suas caves a serem utilizadas pela primeira vez como espaços de ensino e de espetáculos. Este venue vai dar apoio aos principais eventos na cidade, apoiando simultaneamente o futuro cultural de Bristol, ao proporcionar à cidade e à região sudoeste um local de concertos de classe mundial, mas também dando um impulso às associações de maior dimensão e atividades de congressos, atraídas para a cidade.

© Ramy Salameh Redação

Correspondente em Londres