Consultório de protocolo: escolher o hotel
02-11-2022
As nossas especialistas de protocolo, Cristina Fernandes e Susana de Salazar Casanova, respondem às perguntas dos leitores.
Pergunta: Em termos de reserva de hotel para um convidado internacional, deve ser um cinco estrelas, ou não é “obrigatório”?
Resposta: Na escolha de uma unidade hoteleira para acomodação de um convidado, devem ser tidos em conta vários aspetos: o estatuto protocolar do convidado, sim, mas também a qualidade e conforto das instalações, a localização face aos locais onde decorrem as atividades de trabalho/institucionais e face aos pontos interessantes da cidade (quando, por exemplo o convidado tem tempo livre na agenda) e a meios de transporte, o facto da unidade hoteleira estar mais vocacionada para turismo de negócios ou turismo de lazer, entre outros.
Não existe qualquer obrigatoriedade de escolher um alojamento de cinco estrelas, contudo, o anfitrião deve proporcionar ao convidado as melhores condições, em linha com o orçamento disponível. O fundamental é que o alojamento ofereça conforto e qualidade de serviço.