“Desafios do Protocolo atual: das cerimónias oficiais aos eventos empresariais”
03-11-2022
# tags: Protocolo , Eventos , APOREP , Associações
A APorEP tem novos corpos sociais e uma nova presidente da Direção desde as eleições em agosto deste ano.
A equipa está já a desenvolver vários projetos, mas, como não poderia deixar de ser, as nossas JIP (Jornadas Internacionais de Protocolo), que vão na décima sétima edição, concentram agora todas as atenções. As XVII Jornadas Internacionais de Protocolo da APorEP vão realizar-se no dia 29 de Novembro de 2022, no Auditório CGD do ISEG, em Lisboa, sob o tema “Desafios do Protocolo atual: das cerimónias oficiais aos eventos empresariais”.
João Bosco Mota Amaral abrirá os trabalhos com o tema “Protocolo e Sociedade Democrática”. Antigo Presidente da Assembleia da República e antigo Presidente do Governo Regional dos Açores, figura incontornável da nossa democracia, Mota Amaral apresentou, no âmbito do cerimonial do Estado Democrático, o primeiro projeto de lei sobre Regras Protocolares do Cerimonial do Estado Português, precursor da Lei 40/2006.
Tendo por base os inquéritos feitos nas anteriores JIP foram desafiados alguns oradores para nos trazerem a sua experiência profissional e a partilha de casos reais e práticas utilizadas nas suas áreas de atuação.
Gerardo Correas, Presidente da EIP - Escuela Internacional de Protocolo e da OICP - Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo virá de Espanha para nos apresentar “Organizar eventos para comunicar”.
Protocolo autárquico é algo sempre solicitado em todas as JIP, tendo por isso sido convidado Alberto Laplaine Guimarães, secretário-geral da Câmara Municipal de Lisboa, que irá apresentar o tema “Os desafios protocolares de uma cidade capital”.
O tema “O respeito e a boa utilização da Bandeira Nacional – que implicações?” será abordado por Fernando Braz de Oliveira, comandante da Marinha Portuguesa e por Eduardo Mendes, major da GNR, para o qual contamos com a participação de todos os presentes, numa troca de conhecimentos e experiências que se pretendem construtivos.
“O que (não) se deve fazer numa sala de concertos? Os sete pecados capitais” será uma abordagem diferente do protocolo, apresentada por João Andrade Nunes, Diretor artístico do festival de música “Sons do Côa”.
Na área da comunicação e imagem profissional teremos a presença de Irina Golovanova, especialista em comportamento e comunicação não verbal, com o tema “Pequenos gestos, grandes diferenças: o impacto da linguagem não verbal no dia a dia profissional” e de Fernanda Freitas, comunicadora, empreendedora social e antiga jornalista da RTP que nos trará um desafio: “Do que falamos quando falamos de comunicação?”.
Os grandes eventos empresariais vão ser abordados por Teresa Byrne, profissional com grande experiência na área do protocolo e cerimonial para grandes eventos institucionais e empresariais.
Francisco Pimenta da Gama irá apresentar “Cerimónias na Presidência da República”. Arquiteto de profissão dedicou grande parte da sua atividade profissional colaborando com a organização e montagem de várias cerimónias oficiais em locais como o Palácio de Belém.
Os participantes destas JIP terão a oportunidade de fazer uma visita guiada à Assembleia da República, integrada no programa e organizada por grupos.
A APorEP traz a estas jornadas assuntos de interesse para todos os que na sua atividade profissional ou pessoal se interessam por cerimonial, protocolo, comunicação, relações-públicas e organização de eventos.
Reserve este dia para participar nesta iniciativa.
© Isabel Névoa Tavares Opinião
Presidente da Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo