BTL On
António Marques Vidal e os desafios da APECATE em 2023
07-03-2023
# tags: Eventos , BTL , Congressos , APECATE , Animação Turística
Entrevista a António Marques Vidal, presidente da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos.
António Marques Vidal começou por afirmar à Event Point que o setor está a ter um “bom arranque” neste novo ano, embora esteja a ser diferente da reta final de 2022. Disse haver uma grande disparidade entre Lisboa, Porto e litoral e o interior do país, uma área mais dependente do mercado português que está a sofrer uma “quebra maior”. Mas a expectativa, no geral, é positiva.
Em 2023, a APECATE tem pela frente algumas questões de fundo, como a do alojamento local, a lei sobre os perigos de incêndio em Portugal ou a redução do IVA no setor da animação turística e dos eventos para os 6%. “Continuamos com estas lutas estruturais”, sublinhou António Marques Vidal, lembrando que, ao nível da APECATE, está a ser trabalhada a promoção e internacionalização e que há ainda o desafio de continuar a agregar mais empresas do setor, “porque só ganhando força e trabalho de rede é que conseguimos atingir os objetivos de uma maneira mais eficaz”.
Para o presidente da APECATE, são precisos mais mecanismos de apoio às empresas que ainda sofrem com o impacto da pandemia, já que muitas ficaram descapitalizadas e aumentaram a dívida, adiantando que as empresas precisam “de alguma capacidade para poderem investir, ganhar mais qualidade e serem altamente competitivas”.
Sobre o novo secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, o presidente da APECATE afirmou existir um “diálogo aberto”, destacando como positivo o facto de Nuno Fazenda ter na agenda o desenvolvimento do interior. “Conseguir dar mais homogeneidade de oferta ao destino Portugal parece-nos ser uma boa estratégia.”
Veja aqui a conversa na íntegra.
Apoio: PRE