Chef’s Agency apresenta o seu Studio

Notícias

15-04-2024

# tags: Gastronomia , Agências , Lisboa , Venues , Eventos

A agência de comunicação e consultora de gastronomia Chef’s Agency apresentou o espaço Studio, concebido para receber eventos gastronómicos.

Este espaço multidisciplinar, com uma forte componente de portugalidade no design, foi concebido para receber eventos onde a gastronomia é o destaque, como sessões de showcooking ou provas de vinhos, refeições, sessões fotográficas ou de formação, teambuildings, ativações de marca, entre outras opções, como, simplesmente, cozinhar para um grupo de amigos.

Patrícia Dias, sócia fundadora, em conversa com a Event Point à margem da apresentação do espaço, situado em Belém, afirmou que o objetivo era ter “um palco com a maior portugalidade possível”, com dois espaços independentes que também podem funcionar em articulação.

São duas salas de 150 metros quadrados em dois andares, sendo que a do piso térreo conta com luz natural e tons crus de areia, enquanto que a outra sala, em tons de verde suave, oferece uma cozinha maior, mais privacidade e acesso à garagem, o que facilita a entrada e saída dos fornecedores. As casas de banho também se encontram na sala do piso inferior.

Em ambas as salas, as mesas são o elemento central, tanto no espaço físico como no desenvolvimento do conceito. “O nosso ponto de partida foi o conceito tão português de ‘estar à mesa’”, indicou Paz Braga, arquiteta do atelier Santo Infante, responsável pelo projeto.

“Para os portugueses a mesa não é só um local de refeição”, continuou a arquiteta, citada em comunicado, “em torno desta peça de mobiliário tudo se passa... as melhores conversas, os discursos inesperados, os bons negócios, o início de uma história de amor”.

Além das mesas, em madeira maciça, mas facilmente amovíveis e adaptáveis, os apontamentos do espaço como o candeeiro criado com cestas de vime, junto à tapeçaria de cortiça reciclada, nas escadas que dividem as duas salas, bem como os pratos decorativos, surgem a partir da ideia de convívio em família, muitas vezes com o contexto de uma refeição à mesa.

A capacidade de cada uma das salas é de 40 pessoas sentadas e, naturalmente, superior em formatos volantes.

As cozinhas foram desenhadas com a Fabri, segundo o seu modelo “Conscious”, que conta com uma forte componente sustentável, particularmente no recurso a Valcromat e cortiça, sendo que também contam com materiais Cosentino e aparelhos Smeg. Estas cozinhas são equipadas com um sistema de iluminação adaptável, balcão, forno, micro-ondas, fogão com placa, frigorífico, máquina de café, entre outros.

O Studio conta com duas estantes que ocupam paredes em ambas salas e contam com uma série de elementos que celebram a cultura e a gastronomia portuguesa, além de um mural de Fulvio Capurso, da Minigarden, no piso térreo.

“À medida que fomos desenvolvendo [o projeto] fomos encontrando as peças”, indicou Paz Braga, explicando que “não queríamos encher muito o espaço, porque tem de ser multifacetado para ter eventos com várias pessoas”, um processo ao qual acresceu “em paralelo, as parcerias que a Chef’s Agency, que foram super importantes”.

A arquiteta sublinhou ainda que foi “tudo selecionado e escolhido ao detalhe para desenvolvermos este projeto”, sendo que, no que concerne a marcas, é possível encontrar peças da Vista Alegre e da Schott Zwiesel, máquinas da Delta, e utensílios Silampos, entre outras referências portuguesas.

Patrícia Dias, sócia fundadora, afirmou que “tentamos ter um espaço o mais português possível, por nos fazer sentido, tendo em conta que este é o mercado onde operamos e que queremos credibilizar”.

“Acreditamos que a missão das duas empresas que gerimos, a Chef’s Agency e a The Art of Tasting Portugal passa por promover o que de melhor existe no país, e este é o espaço onde o queremos e podemos concretizar”, rematou Adriana Fournier, também sócia fundadora.

João Canto