Euro 2024: Dados técnicos das transmissões

Opinião

17-06-2024

# tags: Alemanha , Desporto , Eventos , Produção , Audiovisuais

Esta e as próximas semanas estão cheias de futebol. O Euro 2024 na Alemanha começou na sexta-feira e no próximo dia 20 começa a Copa América nos EUA.

Este é um dos melhores momentos para aprender, é como um curso intensivo de produção de futebol. Estas duas competições não contam apenas com algumas das estrelas em campo, mas também na área de transmissão.

Muitos dos realizadores que estão encarregados dos jogos na Europa e na América estão entre os melhores do mundo. Na Alemanha, Laurent Lachand lidera o pelotão. Com ele estão Jamie Oakford, Knut Fleischmann, Oscar Lago, François Lanaud e Sebastian von Freyberg.

Também não nos devemos esquecer daqueles que trabalham no áudio, replays, mistura, controlo de imagem e outras áreas. Eles merecem um reconhecimento, porque são eles que fazem produções como estas acontecerem.

Para quem quer olhar para os jogos com um olho mais técnico, quais são os aspetos que devemos ter em atenção?

Contar histórias: devemos analisar como as equipas de produção cobrem as histórias dos jogos. Como mostram o protagonista, os apoiantes das duas equipas em jogo, os treinadores, os que ganham e os que perdem.

Uso de replays: este aspeto é fundamental no futebol. Não há muito tempo para mostrar os diferentes ângulos, assim aqueles que vão ao ar devem ser de primeira qualidade. Devemos prestar atenção especial à seleção do ângulo e à duração dos clips.

Gráficos: desde o design e a mosca do resultado, a aplicação dos dados e, o mais importante, a funcionalidade e estética do grafismo de replay.

Trabalho de câmara: devemos prestar atenção extra às diferentes posições da câmara (altura, enquadramento, velocidade) e também à capacidade dos operadores de câmara em fornecer aqueles shots emocionais.

Inovação: quais são os elementos ou ângulos que representam um diferencial para o público e como os realizadores os utilizam apenas o suficiente para mostrar a novidade, mas sem perder momentos importantes do jogo.

No Euro 2024, a UEFA é a responsável por todas as operações de transmissão como Host, proporcionando aos detentores dos direitos a cobertura de todos os 51 jogos, além de conteúdo editorial suplementar e serviços digitais.

À sua disposição está uma configuração base de 46 câmaras. Estão a ser utilizadas 33 câmaras para cobrir a ação no campo, enquanto as restantes se concentram nos eventos que rodeiam o jogo, como chegadas de equipas, cobertura dos adeptos e imagens de helicóptero, fornecendo conteúdo suplementar para os feeds fornecidos pela UEFA.

O plano de câmaras inclui: oito câmaras super slow motion de velocidade tripla; duas câmaras de alta velocidade; duas polecams de alta velocidade, uma em cada extremidade; um sistema de câmara aérea; duas câmaras RF cinematográficas; duas gruas atrás de cada baliza; e oito câmaras portáteis.

O Euro 2024 acontece em dez estádios na Alemanha, em Berlim, Colónia, Munique, Frankfurt, Hamburgo, Dortmund, Leipzig, Gelsenkirchen, Stuttgart e Düsseldorf.

Em todos os locais, a UEFA fornece aos seus parceiros de transmissão o que descreveu como “uma gama completa de serviços e instalações que podem ser reservados para as suas necessidades unilaterais”, incluindo posições de comentários com diferentes configurações, posições de stand-up e entrevistas, estúdios e várias posições de câmara unilaterais.

O objetivo é permitir que os parceiros de transmissão personalizem a cobertura de qualquer partida de acordo com suas próprias necessidades. As instalações incluem: 86 a 150 (para a final) posições de comentário em cada partida; quatro a oito (para a final) posições de apresentação na tribuna; dois a quatro (para a final) estúdios pitch-view; e oito a dez posições de flash interview.

Todos os jogos são produzidos no formato HDR 1080p50 single layer (hybrid log-gamma, HLG). A oferta multi-feed da UEFA proporciona aos seus parceiros de transmissão acesso a uma variedade de transmissões, incluindo a transmissão principal do jogo, disponível em SDI 1080p50 HDR, 1080p50 SDR e 1080i50.

Pela primeira vez no Euro, os parceiros de transmissão podem aceder remotamente a todas as transmissões em direto através do serviço Content Hub/POP, fornecido pelo parceiro de distribuição da UEFA, Eurovision Services.

A UEFA disse que, sujeita às reservas dos parceiros de transmissão, a distribuição global por satélite do feed mundial de todos os jogos do UEFA Euro 2024 é em 1080i e 1080p SDR.

Além da tradicional distribuição via satélite da transmissão ao vivo do estádio e remotamente através do Content Hub/POP, os parceiros de transmissão podem aceder a todas as transmissões diretamente no local e no IBC.

O plano de produção de áudio é baseado nos vários formatos a entregar, incluindo som estéreo de TV internacional (TVIS) de alta qualidade, som surround Dolby e áudio imersivo. O som surround é codificado e incorporado na transmissão mundial apenas via satélite.

Os feeds 1080p50 SDR e 1080i50 no local, IBC e Content Hub carregam os componentes de som surround, enquanto o 1080p50 HDR nos locais, IBC e Content Hub carregam os componentes de áudio imersivos, fornecendo aos parceiros de transmissão as ferramentas necessárias para produzir as suas próprias experiências de áudio personalizada para o seu público.

O Hall 4 do Leipziger Messe é dedicado ao IBC durante o UEFA Euro 2024. Todo o local excede 20.000 metros quadrados, incluindo mais de 8.000 metros quadrados de espaço recém-construído.

O IBC é o centro temporário para as operações de transmissão da UEFA e dos parceiros de transmissão aí alojados durante o UEFA Euro 2024. Todos os feeds multilaterais provenientes de todos os dez locais do torneio são recebidos e distribuídos mundialmente a partir do IBC.

As operações de tecnologia de futebol da UEFA para o UEFA Euro 2024 também são realizadas no IBC, no seu próprio centro dedicado. Nas quatro salas de operação de vídeo, os árbitros assistentes de vídeo (VAR) supervisionam todas as partidas do torneio.

O hub recebe todos os dados recolhidos pelas diversas tecnologias de futebol da UEFA através de câmaras óticas instaladas em cada estádio, no caso da tecnologia da linha do golo (GLT) e sistemas eletrónicos de desempenho e seguimento (EPTS), ou sensores na própria bola. Os dados são controlados em tempo real e distribuídos em tempo real para as diversas aplicações da UEFA, como a tecnologia de fora de jogo semiautomática (SAOT) ou o portal de análise de desempenho.

A UEFA implementou uma rede de fibra óptica totalmente redundante para ligar todos os dez locais ao IBC. Esta rede suporta feeds multilaterais, bem como uma variedade de feeds unilaterais dos parceiros de transmissão, e é fornecida com a ajuda da Deutsche Telekom, o parceiro oficial de telecomunicações da UEFA na Alemanha.

A rede principal é baseada numa infraestrutura multiplex totalmente redundante e oferece a capacidade de 2 x 200 Gbps por local. Os feeds de vídeo e áudio HD unilaterais e multilaterais são transmitidos sem compressão entre os locais e o IBC para garantir a mais alta qualidade possível.

Entretanto, a competição deste ano é o primeiro Euro a incluir virtual board replacement (VBR), que permite a substituição de anúncios específicos exibidos nos painéis LED do estádio por anúncios alternativos para mercados-alvo. As regiões que recebem a transmissão com VBR são China, Alemanha e EUA.

© Vítor Hugo Opinião

Consultor técnico

LinkedIn