Livro analisa os fatores críticos de sucesso do destino Portugal
07-12-2022
# tags: Portugal , Turismo , Destinos
‘Turismo, Competitividade e Destino Portugal. Fatores de Sucesso e Imagem Internacional’ é o livro de Vânia Sousa, especialista em comunicação.
Publicado pela editora Media XXI, o livro analisa os fatores críticos de sucesso do destino Portugal, através de um estudo focado na comunicação e imagem internacional do turismo português. O livro tem em conta a importância de uma comunicação estratégica e eficaz para os destinos turísticos e apresenta ainda a visão de especialistas.
Aquando da apresentação do livro de Vânia Sousa, a 29 de novembro, no Porto, estiveram reunidos em mesa redonda Luís Pedro Martins (presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor, especialista em inovação e competitividade) e Paulo Faustino (diretor do mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas, da Universidade do Porto).
Neste encontro foram abordados temas como a marca Portugal, a importância do turismo no reforço do papel das marcas em Portugal e no aumento da notoriedade do país, os atuais desafios da indústria, bem como a importância de Portugal continuar a desenvolver produtos turísticos e culturais com um posicionamento mais elevado na cadeia de valor, de modo a alcançar um público com mais poder de compra.
‘Turismo, Competitividade e Destino Portugal. Fatores de Sucesso e Imagem Internacional’ apresenta a visão e as recomendações de especialistas, que identificam aspetos positivos e de melhoria no turismo português. Entre os entrevistados estão Edson Athayde, Álvaro Covões, Francisco Jaime Quesado, Ricardo Jorge Pinto, Carlos Costa, Antónia Correia, Dimitrius Buhalis, Ricardo Fonseca de Almeida, Manuel Pinto Teixeira, Joana Neves, Marta Sá Lemos e Jorge Pedro Sousa.
A obra é dirigida a profissionais de turismo e a todos os que pretendam conhecer mais sobre o turismo nacional e internacional. “É fundamental que os profissionais do turismo comuniquem de forma estratégica, para que se possam tornar mais competitivos”, refere a autora, em comunicado.