Luso Speakers Bureau: plataforma para potenciar oradores nacionais

Notícias

01-06-2023

# tags: Eventos , Congressos , Meetings Industry

A plataforma Luso Speakers Bureau pretende facilitar a ponte entre organizadores de eventos e oradores nacionais.

Com o objetivo de profissionalizar o mercado de oradores, foi criada a plataforma Luso Speakers Bureau. O projeto ambiciona facilitar a ponte entre organizadores de eventos e especialistas nacionais, projetar a capacidade técnica instalada do país e potenciar a participação de oradores portugueses em eventos promovidos por organizadores internacionais em Portugal.

A Luso Speakers Bureau apresenta-se como uma “agência de oradores para agregar talento, conhecimento e experiência, e dar a oradores portugueses um espaço para partilharem as histórias, conhecimentos, e trabalhos que desenvolvem, de forma a inspirar o público dos eventos que acontecem no país”.

Marta Graça, cofundadora da Luso Speakers Bureau afirma “valorizamos os espaços para os eventos, os serviços associados, o sol, a gastronomia, os monumentos, mas não apresentamos o talento. Esta ideia nasceu numa conversa casual, onde começámos a identificar pessoas de quem conhecemos o trabalho. Vimos que, afinal, não eram tão conhecidos pelo público internacional quanto seria de esperar. A lista dos oradores começou assim a crescer e surgiu o projeto para dar visibilidade a profissionais nacionais com talento e experiência. Queremos posicionar o conhecimento e talento ao nível do que melhor se vê internacionalmente.”

O objetivo da agência é também apresentar “diversidade nas gerações, na localização e nos sectores, com oradores nas áreas de ciência, medicina, economia, gestão e finanças, educação, arquitetura, direito, tecnologia, empreendedorismo, agricultura, artes e desporto”.

"As agências de oradores são muito comuns nos países de língua inglesa. Como organizadora, sempre me esforcei para encontrar o orador certo e muitas vezes precisei recorrer a pessoas que estão noutros países. A Luso Speakers Bureau surge para projetar mais talento nacional para os muitos públicos internacionais que frequentam eventos em Portugal", refere Rita Andrews, cofundadora e profissional na área dos eventos no Reino Unido.

Da lista de oradores constam já nomes como Ana Pires, investigadora do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC, Pedro Gadanho, arquiteto, curador, escritor e fundador do MAAT, Assunção Cristas, professora associada da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Bruno Soares Gonçalves, investigador coordenador do Instituto Superior Técnico e presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Ana Matos, bióloga e engenheira florestal na Reserva do Vale Velho da Serra da Estrela, Paulo Ferrão, professor catedrático do Instituto Superior Técnico e presidente do IN+, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, Veronica Orvalho, reconhecida com o Women Who Tech Award em Nova Iorque, o prémio científico IBM e Women Entrepreneurship Award 2023, e Pedro Diogo Vaz, country manager da Superbrands em Portugal, Angola, Espanha e França, professor na Escola Superior de Comunicação Social e empreendedor.