Nos Primavera Sound 2022: um regresso em grande
14-06-2022
# tags: Festivais , Eventos , Porto , Nos Primavera Sound
O Nos Primavera Sound decorreu de 9 a 11 de junho, no Parque da Cidade do Porto.
Foram dias de reencontros, de abraços, de regresso aos grandes concertos e aos grandes eventos sem restrições. Dois anos depois da paragem, por causa da pandemia, o Nos Primavera Sound acolheu mais de 100 mil pessoas nos três dias de evento, testemunhando a urgência de um regresso tão esperado.
Nick Cave and the Bad Seeds, Gorillaz, Pavement, Beck, Interpol, Tame Impala foram algumas das muitas bandas e artistas presentes no Parque da Cidade do Porto. A música foi distribuída por cinco palcos (Nos Primavera Sound, Super Bock, Cupra, Binance e Bits); já a alegria esteve no recinto inteiro, onde se ouvia muito para lá da língua portuguesa. Afinal, foram muitos os estrangeiros atraídos pelo evento portuense.
Com algumas mudanças no recinto – especialmente na entrada e na zona de alimentação –, o festival contou com o Primavera Market, onde estiveram presentes várias marcas de vestuário, tatuagens, artesanato, entre outros artigos, e ainda as bancas de merchandising, com produtos relacionados com o festival e com as bandas e artistas.
Depois, pelo recinto, várias marcas fizeram as suas ativações. A Yves Rocher e a Binance estrearam-se em festivais, com ações que permitiram a relação do público com as marcas: maquilhagem, filtros para fotos, kits com produtos da marca (no caso da Yves Rocher); um cofre forte com ‘tesouros’ e um bar (no caso da Binance).
A Câmara do Porto alargou a sua presença no evento, promovendo várias atividades e espaços. Além das camas de rede e área de jogos e pintura para os mais pequenos, no espaço Porto. era possível, entre outras coisas, pedalar para beber sumos saudáveis, beber o porto tónico em lata da Taylors’, grafitar um mural e conhecer os ritmos da cidade, através de sete vídeos da autoria do realizador André Tentugal, representando uma característica do Porto.
O ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão conquistou os festivaleiros com voos de asa delta com óculos de realidade virtual; a Via Verde ofereceu pontos móveis de recarregamento e distribuiu apliques para telemóveis; e a Água das Pedras desafiou os festivaleiros a fazer vídeos para as redes sociais.
Não faltaram atividades para fazer e marcas para conhecer no festival. Não faltaram também as tradicionais flores na cabeça, distribuídas numa banca da Nos, celebrando a primavera e o seus sons.
© Maria João Leite Redação
Jornalista