FC Porto reforça ativação da marca em festivais de verão

Entrevista

23-07-2024

# tags: Ativação de Marca , Venues , Festivais , Eventos , Meo Marés Vivas

Rock in Rio e Marés Vivas foram os dois festivais escolhidos para intensificar “a presença do clube em grandes eventos”.

Com uma nova direção e um novo presidente, o FC Porto está “a apostar em levar a marca para fora das suas infraestruturas”, numa forma de “transportar a marca para onde estão os adeptos”.

Numa altura em que o campeonato nacional de futebol ainda está parado para férias, o FC Porto viu nos festivais de música de verão uma oportunidade para se mostrar ao público.

“Portugal é um país que é conhecido muito pelos festivais de verão e pela quantidade de festivais que tem. Nós já tínhamos estado no passado no Marés Vivas, mas numa situação mais de retalho do que de marca e, portanto, este ano foi decidido termos uma presença a sul e uma presença a norte”, afirma Tiago Gouveia, diretor de Marketing do FC Porto.

Considerando que o Marés Vivas “é o maior festival a norte” e que fazia sentido “manter essa presença”, o responsável portista explica que “o Rock in Rio foi uma oportunidade que surgiu” e que “fazia todo o sentido”.

No Marés Vivas, festival que decorreu de 19 a 21 de julho em Vila Nova de Gaia, a ativação de marca passou pela venda de merchandising no stand e pela dinamização de atividades que convidavam à interação dos adeptos e visitantes do espaço, em simultâneo com ações a decorrer nas redes sociais do clube.

“O que nós queríamos era, essencialmente, conseguir ter um programa diário que nos diferenciasse mais do que ter um stand”, sublinha Tiago Gouveia à Event Point, acrescentando que “os territórios da música e do futebol têm muito em comum, essencialmente porque partilham o mesmo espaço de tempo dos consumidores”.

“O objetivo é fazer com que as pessoas que gostam de música e que não gostam de futebol passem também a poder contactar com as nossas marcas. Porque quem gosta de futebol canta os hinos, canta as músicas das claques, canta as músicas que ouve nos estádios, canta o jingle do golo”, afirma.


Venda de merchandising duplicou em relação a 2023

Fazendo um balanço à presença do FC Porto nos dois festivais - primeiro no Rock in Rio nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho e agora no Marés Vivas - o diretor de Marketing dos azuis e brancos adianta que foi “fantástico” em termos de adesão de adeptos e “da quantidade de notícias que geraram”.

Face ao ano passado, a faturação de merchandising no festival Marés Vivas duplicou e foi mesmo superior à registada no stand instalado no Rock in Rio Lisboa 2024.

Segundo Tiago Gouveia, “a presença do clube em grandes eventos é para reforçar”. “Há uma vontade clara de estarmos presentes em mais territórios, em mais pontos de contacto, e, portanto, é uma questão de estarmos atentos”, explica.

“Temos objetivos bem definidos para os próximos tempos. Esperamos poder concretizá-los e ter sucesso nas iniciativas em que vamos participar”, remata o responsável portista.