Ivo Oliveira: “Adoro o solucionar de problemas”

Entrevista

23-02-2022

# tags: Entretenimento , Eventos , Vida de Eventos

Ivo Oliveira é produtor e coordenador de eventos, produtor de televisão e DJ.

Na Yvu ‑soluções corporativas, os serviços passam pela seleção musical em vários tipos de eventos, pelo aluguer de equipamento audiovisual, pelo apoio à produção de eventos e pela coordenação e logística de equipas de hospedeiras, técnicos audiovisuais ou voluntários.

“A minha área é de Produção de Televisão”, começa por explicar. E depois de oito anos na Briskman, na produção de programas de televisão, videoclips e publicidade, lançou‑se como freelancer. “Através de amigos que já trabalhavam na área dos eventos apareceu a oportunidade de fazer eventos corporativos e coordenação e logística de stands em festivais”, refere.

E assim chegou à área dos eventos, onde do que mais gosta é de “poder trabalhar com várias pessoas diferentes, trabalhar conceitos e marcas diferentes”, bem como do “desafio constante de querer entregar o melhor evento possível ao nosso cliente ‑ que tudo corra bem e que o cliente não tenha preocupações com nada!”. Por aqui passa também a grande motivação, “fazer sempre coisas diferentes”, com pessoas e marcas distintas. Além disso, “adoro o solucionar de problemas e toda a coordenação que envolve a produção do evento”.

No lado oposto da balança, pesam “as horas longe da família e as pessoas pouco profissionais que estão constantemente chateadas ou aborrecidas, porque já têm um certo estatuto ou idade e acham que não devem fazer certas coisas ou aceitar mais horas de trabalho; quando, por vezes, tudo fica atrasado…”, lamenta.

Ivo Oliveira gostaria que essas pessoas “fossem mais prestáveis” e diz ser “cada vez mais difícil encontrar bons profissionais”.

Uma aventura em Luanda

São muitas as memórias em eventos. E os mais marcantes onde Ivo Oliveira trabalhou foram os festivais Rock In Rio e Meo Sudoeste. Mas há outros, até para lá da fronteira. Um deles aconteceu em Luanda, em Angola; uma “história engraçada” que decorreu num evento corporativo de uma grande marca de retalho, um evento para os funcionários da empresa, onde Ivo Oliveira fazia stage management e produção.

Era um espetáculo para crianças realizado por atores, que vestiam fatos muito quentes, recorda, começando assim a enumerar a sequência de momentos inacreditáveis. “Não tivemos eletricidade até uma hora antes do começo do espetáculo e, por isso, nem sequer ensaiamos. Algumas coisas não correram tão bem, maioritariamente questões técnicas.” E explica que, quando, finalmente, regressou a eletricidade e se deu início ao espetáculo, caiu uma chuvada inesperada. “Ficou tudo encharcado, inclusive o material técnico que ficou à chuva, porque os técnicos fugiram para as suas casas como se se tratasse de uma tempestade.”

Ivo Oliveira acrescenta que a chuva passou uma hora depois…“Conseguimos fazer apenas uma sessão num palco cheio de poças e com um sistema de som sempre a falhar, porque a mesa de mistura estava encharcada”, conclui o produtor de eventos. Uma memória que vai ficar para sempre guardada.

© Maria João Leite Redação