X-Plora, uma plataforma para “melhorar a experiência de visita”

Entrevista

22-11-2023

# tags: Tourism Innovation Summit , Eventos , Portugal , Turismo , Tecnologia

O X-Plora, que está em transição para a marca VizitAR, é uma plataforma que permite criar experiências de visita.

Apostando em realidade aumentada, realidade virtual e gamificação, o X-Plora pretende “melhorar a experiência de visita”, seja ela on-site ou virtual, o seu impacto e envolvimento com o visitante, como explicou Mafalda Ricca, CEO do X-Plora, na Tourism Innovation Summit (TIS), que decorreu em outubro, em Sevilha.

Como existem outras aplicações do género, Mafalda Ricca adianta que o X-Plora é “uma plataforma diferenciadora, na medida em que consegue concentrar todas essas funcionalidades numa única solução, ao mesmo tempo que permite aos clientes serem eles próprios a criarem estas experiências”. Isso é possível através do Experience Builder, um espaço onde os clientes podem não só construir as experiências dos seus visitantes, como gerir o venue, as visitas e as experiências.

Para o setor do turismo, a principal mais-valia do X-Plora é a “possibilidade de revolucionar uma experiência de visita, gerando efetivamente impacto, gerando mais engagement, durante e após a visita, e até a possibilidade de fazer uma coisa que, hoje em dia, é muito importante, que é aproveitar esses sistemas de gamification que nós temos, estes challenges, para desafiar as pessoas e os turistas a terem boas práticas relacionadas com o ambiente e com a sustentabilidade à medida que visitam uma cidade ou um museu”, afirma Mafalda Ricca.

Relativamente à indústria MICE, “podemos ser uma ferramenta muito útil”, por exemplo, como uma solução de apoio – ou seja, para um participante num evento saber o que é que existe à volta ou até no próprio evento o participante poder ser guiado, através dos guias multimédia da plataforma. “No caso de espaços para eventos, a possibilidade de poderem usar, por exemplo, o VizitAR para uma virtual tour e mostrar o espaço de uma forma imersiva, para com isso conseguirem promover e capturar mais eventos para o seu espaço; porque as pessoas efetivamente entram dentro do espaço virtualmente” e isso “pode ter, de facto, uma grande utilidade”.

O X-Plora, já enquanto VizitAr, marcou presença na TIS, evento que pretende transformar o turismo, através da inovação, da tecnologia e da sustentabilidade. Sendo uma “feira de nicho” tem a vantagem de não ser de grande dimensão, sendo “muito mais focada”, permitindo também gerar “leads de qualidade”.

A plataforma apresentou-se integrada no Nest – Centro de Inovação do Turismo, de Portugal, com quem a empresa tem uma “relação bastante estreita”, já que o Nest “é uma entidade que efetivamente dinamiza o setor do turismo”. “Estamos sempre lado a lado com aquilo que de melhor se faz no setor e no ecossistema do turismo, com o apoio e a enorme dinâmica do Nest também”, conclui Mafalda Ricca.

*A jornalista viajou a convite da Tourism Innovation Summit 2023

© Maria João Leite Redação