Jantar dos Eventos “foi um sucesso”

Reportagem

10-07-2024

# tags: Jantar dos Eventos , Eventos , Clube dos Eventos , Porto , Empresas

Francisco Brito, um dos fundadores do Clube dos Eventos, afirmou que o Jantar dos Eventos “foi um sucesso”.

Foi num ambiente de magia, de floresta encantada, com duendes, gigantes, unicórnios, sábios e magos, e com muita animação, visual e musical, que o Jantar dos Eventos juntou 800 profissionais da indústria no Coliseu do Porto, esta terça-feira.

Francisco Brito considera que o Jantar dos Eventos “é um evento que, cada vez mais, nos coloca um peso em cima de querer fazer mais e melhor todos os anos”. “O Clube dos Eventos está consolidado. Para o próximo ano ou ainda durante este ano vamos ter mais iniciativas”, adianta.



O imaginário de fadas e duendes transformou o espaço físico do Coliseu do Porto, local escolhido para a edição deste ano. Foi também “a abertura de um mundo novo, de alguma forma, para o Coliseu, que durante muitos anos não teve este tipo de eventos, não teve este tipo de pessoas, de negócio, de network a funcionar”, refere Miguel Guedes, diretor do Coliseu do Porto, satisfeito com esta abertura da histórica sala portuense aos eventos e aos negócios.

A visão de Miguel Guedes é que o Coliseu do Porto “tem que diversificar também as suas formas de abordar o que é a sua importância geográfica e política na cidade e no país”. E acrescenta que, o espaço esteve, durante alguns anos, “num sítio que não me parece que fosse confortável para aquilo que o Coliseu tem que ser e oferecer”.

“Daí que esta ligação ao turismo, aos eventos, ao lado corporativo é fundamental também para uma casa que quer sobreviver, que se quer catapultar, que quer ser democrática, mas que quer também ser uma sala de visitas da cidade do Porto”, remata.



Estiveram presentes no Jantar dos Eventos 800 profissionais da indústria, entre organizadores de eventos, fornecedores e prestadores de serviços; empresas que fazem parte de uma rede onde todos têm um papel a desempenhar, como defende Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A principal função da entidade de turismo é “trazer turistas, é trazer clientes para as nossas empresas. É essa a nossa motivação”. O objetivo é que, “com o nosso trabalho, a região, o território possa crescer, mas para ela crescer tem que haver empresas e as empresas têm que ter clientes”.

Muitos desses profissionais estiveram no evento promovido pelo Clube dos Eventos, “um clube informal, mas que, em boa verdade, ajuda-se mutuamente; todos os seus associados, todos os seus parceiros têm a oportunidade, de uma forma bastante simples, de recorrer uns aos outros, pedir apoio uns aos outros, arranjar uma solução. Quem diz que juntos somos mais fortes não pode deixar de estar de acordo com iniciativas destas”, frisa Luís Pedro Martins.

Para o responsável, o Jantar dos Eventos foi uma festa para celebrar o ano de 2023, “um ano que foi fantástico”, e para ganhar “força para mais seis meses que aí vêm de 2024”. E o Turismo do Porto e Norte de Portugal quer continuar a crescer este ano não só em números globais, mas também no segmento da meetings industry.

A região do Porto e Norte de Portugal é candidata a receber o congresso da ICCA, em 2025, e a Gala das Estrelas Michelin. Mas para já, as novidades estão sob embargo. O que pode ser revelado é que “vamos aumentar o nosso budget, de facto, na meetings industry” e que há várias outras candidaturas a decorrer. Entre elas, ao Compete, “que nos pode levar a fazer promoção em territórios onde ainda não tínhamos conseguido” (Japão, Singapura, Coreia do Sul, México) e “continuar o trabalho que temos feito nos Estados Unidos, Canadá, Brasil”, conclui Luís Pedro Martins.