As tendências de marketing e relações públicas para 2023, segundo a Do It On
08-02-2023
# tags: Marcas , Agências , Tendências , Comunicação , Marketing , Dicas , Empresas
A Do It On, agência de relações públicas e marketing integrado, tem um e-book com as dez principais tendências de marketing e relações públicas para 2023.
A equipa pesquisou, debateu e avaliou a evolução do universo do marketing e das relações públicas, que vai mudar a forma como as marcas interagem com os seus públicos. Desta reflexão nasceu o e-book, que pretende ajudar as empresas e as marcas a alcançarem sucesso e a posicionarem-se corretamente no mercado.
“As novas tecnologias, plataformas e comportamentos dos consumidores estão a transformar por completo a forma como as empresas comunicam e se relacionam com os seus públicos. Assim, este trabalho de equipa foi feito não só a pensar no futuro, e em como podemos repensar a nossa marca, mas também em como podíamos ajudar outras marcas e empresas a se adaptarem ao novo mercado e às suas novas tendências”, refere Fernando Batista, diretor executivo da Do It On, em nota de imprensa.
O e-book (que pode aceder aqui) indica dez previsões sobre as futuras tendências de marketing e comunicação para este ano:
Marketing experiencial. Tipo de marketing focado na criação de experiências e eventos para que os clientes possam interagir com a marca.
Rational buying. Processo em que o consumidor avalia cuidadosamente as diferentes opções antes de realizar uma compra.
Marketing for trust. Abordagem de marketing concentrada em construir confiança com os clientes e em estabelecer relações duradouras.
Social shopping. Forma de compra e venda de produtos ou serviços através das redes sociais ou plataformas online, nas quais os utilizadores partilham as suas experiências e influenciam decisões de compra.
Marketing de afiliados. Modelo de negócios em que uma empresa oferece uma comissão a outras empresas ou indivíduos por promoverem os seus produtos ou serviços.
Inteligência em tempo real. A inteligência artificial em tempo real ajuda a personalizar a experiência do utilizador, sendo “uma ferramenta valiosa para o marketing e para as relações públicas”, afirma o e-book.
Marketing de automação. Recurso à tecnologia para a automação de tarefas e processos de marketing, como publicação de conteúdos nas redes sociais ou a análise de dados de marketing, por exemplo.
Web 3.0. É a próxima geração da world wide web, tornando-a mais inteligente e interativa e permitindo uma experiência mais enriquecedora e personalizada.
Comunicação de segurança. Criação de mecanismos e planos de segurança, como planos de comunicação de crise, sistemas de notificação de emergência, entre outros protocolos e procedimentos.
Green truth. Sendo o oposto do green washing, trata-se da adoção de políticas sociais e ambientais por parte das organizações.