Feria Valencia mantém ajuda humanitária após tempestade DANA
03-01-2025
Venue disponibilizou vários espaços para responder aos efeitos da tragédia provocada pela tempestada DANA.
A Feria Valencia, o venue mais antigo de Espanha dedicado à organização de feiras, apoiou a população de Valência “desde o primeiro momento” em que se começaram a ver os efeitos devastadores do fenómeno meteorológico que atingiu a região com chuvas torrenciais e inundações a 29 de outubro do ano passado.
Carina Montagut, diretora de eventos na Feria Valencia, contou à Event Point que apesar dos avisos oficiais da chegada da tempestade nesse dia, “não estavam à espera” que o fenómeno atingisse a dimensão que atingiu e que provocou mais de 200 mortos.
Assim que perceberam a extensão da tempestade, a Feria Valencia decidiu de imediato “não continuar” com os eventos que tinham nessa mesma semana, até porque, explicou Carina Montagut, “muitos dos expositores” que tinham “foram afetados pela situação, tinham as suas fábricas e lojas onde se encontravam as inundações”.
“O que fizemos foi oferecer os nossos espaços para tudo o que o governo precisasse e começaram a enviar militares”, afirmou a diretora de eventos da Feria Valencia.
Decorrido dois meses após a tragédia, o venue de Valência mantém a ajuda humanitária. “Atualmente, ainda temos muitos militares aqui. Temos três pavilhões cheios: um cheio de carros, um cheio de camas e o outro cheio de chuveiros, comida. Ainda temos cerca de quatro mil militares, chegámos a ter até sete ou oito mil”, recordou.
As cozinhas da Feria Valencia também foram “cedidas a vários caterings e a várias ONG para ajudar”. “Estão a cozinhar há um mês, têm dado mais de sete mil almoços todos os dias e à noite aos afetados pela DANA, aos voluntários e aos militares”, acrescentou.
Segundo Carina Montagut, um dos pavilhões da Feria Valencia chegou também a ser “adaptado para ser uma morgue, onde colocavam todos os corpos que encontravam”. “Era muito reservado, ninguém podia entrar, todas as autoridades forenses estavam lá. O nosso centro de convenções estava cheio de quartos para as famílias, com psicólogos”, disse.
A tempestade DANA obrigou a Feria Valencia a cancelar seis eventos que tinham no mês de novembro e a adiar três eventos para 2025.
A experiência de vários anos a organizar eventos foi, segundo Carina Montagut, crucial para saber lidar com a catástrofe. “Penso que uma coisa que se aprende quando se faz eventos é que é preciso reagir rapidamente e que tudo pode acontecer e é preciso mudar e tentar adaptar o local ou o evento”, afirmou à Event Point.
Além disso, sublinhou, “lidar com as pessoas no dia-a-dia ao organizar eventos ajudou muito” no momento em que tiveram que trabalhar com voluntários no processo de ajuda humanitária que a Feria Valencia levou a cabo.
Devagar, a cidade espanhola começa a recuperar da tragédia. “As lojas começam a reabrir, as pessoas começam a ter carros,mas ainda há carros na rua uns em cima dos outros e as casas ainda estão recuperadas”.
Na Feria Valencia ainda temos móveis que as pessoas nos têm dado, de fábricas. Tudo está a recuperar pouco a pouco. Todos estão a contribuir - empresas, voluntários, escolas - para que tudo volte ao normal, porque as pessoas precisam. Penso que, pouco a pouco, as coisas estão a melhorar”, rematou Carina Montagut.