A BTL e a divulgação do Brasil como destino turístico

20-03-2019

Considerada uma das mais importante feiras de turismo da Europa e visita obrigatória para mais de 70 mil pessoas que percorrem 40 mil metros quadrados durante os cinco dias de exposição, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa encerrou na última semana com um saldo positivo para o Brasil.

Contando com a participação de 23 expositores, dos quais 11 destinos, um Convention Bureau, sete operadores turísticos, dois alojamentos e duas companhias aéreas, o stand do Brasil era um dos maiores do pavilhão internacional. Além do networking, de receber informações e material promocional sobre os destinos e de ouvir boa música nacional, os visitantes também puderam desfrutar de iguarias brasileiras como guaraná, café, caipirinha, bolo de tapioca, canjica e pão de queijo.

As cores verde e amarela também estavam presentes nos stands próprios de destinos como Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Florianópolis, este pela primeira vez na BTL.

Para a presidente da Embratur, Teté Bezerra, a Bolsa de Turismo de Lisboa é uma importante plataforma de aproximação do país com o trade e os turistas portugueses. “As conexões entre Brasil e Portugal são importantes para o desenvolvimento do movimento de portugueses ao Brasil e o objectivo da participação nesta montra é promover a gastronomia, as belezas naturais e os atractivos culturais, bem como auxiliar os profissionais e representantes dos destinos brasileiros presentes na comercialização de seus produtos turísticos para o público internacional”, afirmou.

A delegação da Embratur também aproveitou a viagem a Portugal para estreitar laços com a TAP, empresa aérea que actualmente voa para 10 destinos brasileiros, e também a Abreu Viagens, maior operadora de turismo de Portugal e considerada a mais antiga do mundo. Da reunião com a TAP resultou a ampliação do programa Stopover para cinco cidades brasileiras e, no caso da agência, a participação do Brasil na Feira de Viagens Mundo Abreu, dedicada ao público final e que acontecerá em Abril em Lisboa.

Leia também:

Galeão: Um aeroporto com vantagens para a meeting industry
Rio Grande do Norte o o turismo além de sol e mar
Ceará e as vantagens do hub aeroportuário
TAP comemora 74 anos e quem ganha presentes são os clientes

 

 
Destaques do Brasil na BTL

. Santa Catarina participou pela primeira vez da BTL e segundo Nagel Mello, do departamento de Marketing de Balneário Camboriú, “Portugal é um mercado prioritário para o Brasil pois a região também tem uma forte colonização açoreana e a expansão na chegada de turistas da Europa para nosso Estado pode começar pelo público português”. Representando a capital, após um longo período fora do circuito da promoção do turismo no exterior, a Prefeitura de Florianópolis, em conjunto com o Convention Bureau, com o Floripa Airport, e outras empresas do trade, participaram da BTL com stand próprio e com interesse em mostrar toda a sua beleza para o turista europeu, bem como enriquecer de informações os agentes de viagem portugueses.

. Para o secretário de turismo da Paraíba, Gustavo Feliciano, participar da BTL é uma oportunidade de ouro pois a Embratur tem feito um óptimo trabalho na promoção do turismo no exterior e o mercado de Portugal é muito importante uma vez que é a porta de saída de muitos turistas europeus e no evento há possibilidade de mostrar as belezas naturais do país.

. No stand do Brasil, a Embratur recebeu mais de 10 secretários de Estado e municipais do sector, de todas as regiões do país, além do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha que declarava ser o Brasil o destino turístico de todos os europeus.

. Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo destacou que a participação do Brasil na edição de 2019 da BTL “valoriza a conexão entre os dois países-irmãos, já que Portugal é o principal hub aéreo da Europa para o Brasil. Com as medidas já activadas para ampliar a conectividade aérea brasileira, tenho a certeza de que podemos capitalizar melhor as nossas afinidades históricas e culturais e transformá-las em oportunidades para aumentar a atracção de portugueses para o Brasil. Hoje, eles representam somente 2,2% dos visitantes estrangeiros em destinos nacionais, um número muito aquém daquele a que podemos chegar”.

. A equipa da Embratur também manteve encontro com a Cabo Verde Airlines com o intuito de ampliar a sua operação para São Paulo e Rio de Janeiro além de Recife, em Pernambuco; Fortaleza, no Ceará, e Salvador, na Bahia, que já são rotas da companhia. A partir do segundo semestre, a Cabo Verde Airlines deve promover também, em conjunto com a Embratur, roadshows com operadores e agências de turismo de mercados prioritários europeus, como a França, Portugal, Itália e Alemanha.

. João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, e Maceió, capital do Estado de Alagoas, deverão ser os dois novos destinos da TAP no segundo semestre.

. Confirmado pelo presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, investimento de 150 milhões de reais (cerca de 35 milhões de euros) em um novo resort no município de Una, no sul da Bahia. Baptizado de Vila Galé Costa do Cacau e previsto inaugurar em 2021, terá 467 unidades habitacionais, além de ser all inclusive, e de seguir o padrão dos demais hotéis da rede. Com uma unidade em Guarajuba, no litoral Norte, e outra em Salvador, o Estado da Bahia passa a ser a principal base do Vila Galé no Brasil. Segundo estimativas, o investimento vai gerar 350 empregos directos no município.


Rose de Almeida
www.micebusiness.com.br