SET: 'Vamos ter de nos reinventar'

25-05-2020

A Secretária de Estado do Turismo foi convidada do webinar Nest e Event Point sobre eventos.

“É uma atividade que está a sofrer de forma brutal os efeitos desta pandemia desde o início de março”, começa por dizer a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, no webinar Inovação ao Serviço do Turismo: Indústria de Eventos, promovido pelo Nest e pela Event Point. “É um setor que basicamente está parado, e estamos a falar aqui de um universo muito importante de empresas e trabalhadores, de perto de 7 mil empresas, e que representaram o ano passado cerca de 900 milhões de euros de negócio, e que provavelmente não terão condições num futuro muito breve de ter este volume de negócios”, diz a governante numa espécie de radiografia atual do setor dos eventos. O caminho é a inovação e vai exigir “muita criatividade, muita resiliência”.

Rita Marques lembra que com a abertura da atividade, em junho, o setor dos eventos tem “desafios que não vão ser colocados a outros setores”. Repensar locais, eventos mais pequenos e com fortes medidas sanitárias, outros formatos de eventos, podem ser um caminho. A Secretária de Estado do Turismo lembra que já estão a surgir formatos, como por exemplo os drive-in.

Há dois calendários que têm que ser tidos em conta, subinha Rita Marques. Um de curto prazo, que tem a ver com a abertura da atividade a 6 de junho e um segundo calendário, mais de longo prazo, que tem a ver com os eventos do futuro. A governante lembra que o Turismo de Portugal tem financiado “de forma muito interessante” os eventos, recordando o trabalho feito pelo Programa M&I na ajuda de captação de várias iniciativas corporate e congressos. Para 2020 estavam previstos 90 eventos e realizaram-se não mais de 50. “Como vão ser os eventos, que eventos apoiar?”, é a pergunta que deixou ao painel composto por players do setor.

A governante aproveitou ainda para relevar a recente notícia de que Portugal chegou ao top 10 da ICCA e que Lisboa ocupa o segundo lugar na lista de cidades que mais eventos recebem. Refere que “não é fruto do acaso, é fruto de muito trabalho”, deixando uma homenagem a todos os profissionais do setor.

O webinar contou com a participação de Álvaro Covões (Everything is New), Manuel Vaz (Expanding), Gil Ferreira (Câmara Municipal de Santa Maria da Feira), Lídia Monteiro (Turismo de Portugal), João Paulo Oliveira (Leading), Elgar Rosa (Pure), Bruno Nini (GoTVee), Luís Martins (IT People) e Luís Lourenço (Altice Arena).