Eventex: IA, sustentabilidade e conteúdo no topo das tendências para 2025

Notícias

18-12-2024

# tags: Eventex Awards , Tendências , Eventos , Tecnologia , Sustentabilidade

A inteligência artificial (IA), a sustentabilidade e o conteúdo de alta qualidade estão no topo das principais tendências para 2025, segundo a Eventex.

A IA e a tecnologia vão continuar a moldar a indústria dos eventos no próximo ano e nos seguintes; a sustentabilidade nos eventos está a tornar-se “inegociável”; e os participantes procuram mais conteúdo de alta qualidade e eventos memoráveis. Estes são os principais destaques do relatório de tendências da Eventex para o próximo ano, que se encontra aqui.

O documento reúne os contributos do júri dos Eventex Awards 2025, que inclui algumas figuras influentes da indústria dos eventos, como dirigentes associativos, representantes de convention bureaux, jornalistas da indústria, influenciadores e líderes de opinião.

O relatório da Eventex apresenta as dez principais tendências com impacto na indústria dos eventos em 2025.

IA e tecnologia: aumento da utilização da IA para criar histórias mais envolventes; a IA vai ser muito usada para networking; a realidade virtual e a realidade aumentada vão transformar os venues em espaços interativos dinâmicos; entre várias outras ideias.

Sustentabilidade: adoção de recursos mais sustentáveis; práticas amigas do ambiente (catering de origem local e sem resíduos ou a decoração biodegradável, por exemplo) vão tornar-se mais frequentes; consumidores vão procurar marcas e experiências que privilegiem a sustentabilidade; entre outras.

Conteúdo: mais ênfase na questão qualidade vs. quantidade; mais esforço na oferta de autenticidade; o humor vai ganhar mais destaque como ferramenta de ligação; os participantes esperam cada vez mais experiências ativas em vez de passivas; entre outras.

Desafios: os profissionais da indústria devem ser criativos para poderem funcionar dentro dos limites orçamentais; e questões relacionadas com a cadeia de fornecedores e a IA devem também afetar o setor.

Bem-estar: os participantes devem ter mais tempo para socializar; os eventos devem incorporar atividades de mindfulness e técnicas de motivação; e a própria definição de bem-estar está a expandir-se para incluir mais elementos.

Personalização: os participantes esperam ter uma experiência personalizada nos eventos; a tecnologia vai ajudar a personalização; e presentes personalizados e experiências de bem-estar estão a tornar-se imprescindíveis.

Ligações pessoais e comunidade: as reuniões presenciais devem aumentar; os organizadores devem passar a ‘vender’ sentimentos e o sentido de pertença, em vez de apenas eventos e experiências; e os participantes vão estar ansiosos por ter uma comunidade à volta dos eventos.

Inclusão: devem ser criados eventos em que todos sejam bem-vindos; e casas de banho neutras em termos de género, áreas livres de sensações, rampas acessíveis, etc., devem ser disponibilizadas para uma verdadeira inclusão e acessibilidade.

Eventos ‘boutique’: prevê-se um aumento de pequenas reuniões e eventos; e uma maior procura por eventos com curadoria, exclusivos e com um único objetivo.

Decisões baseadas em dados: os dados vão ser utilizados para criar experiências personalizadas e mais inclusivas; também para calcular o ROI do evento e o seu impacto; e vão permitir tomar melhores decisões em tempo real para melhorar a qualidade e o resultado dos eventos.